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Tipo: Dissertação
Título: Centro de pesquisa clínica: estrutura e administração
Título em inglês: Clinical research center : structure and administration
Autor(es): Andrade, Wanda Santos de
Orientador: Moraes Filho, Manoel Odorico de
Palavras-chave: Administração em Saúde;Gerenciamento Clínico
Data do documento: 2010
Citação: ANDRADE, W. S. de. Centro de pesquisa clínica : estrutura e administração. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Apresentar diretrizes básicas que sirvam de subsídios para um modelo de estrutura física, organizacional e método de administração, passível de ser desenvolvido em um Centro de Pesquisa Clínica, público ou privado, é o objetivo deste trabalho, que foi construído a partir de pesquisa bibliográfica. Os ensaios ou estudos clínicos constituem o estágio mais caro e mais longo do processo de desenvolvimento de um medicamento e são desenvolvidos em Centro de Pesquisa Clínica que é uma organização pública ou privada, legitimamente constituída e habilitada para a realização de pesquisa clínica. O conjunto de regras e procedimentos junto com os recursos materiais (edifícios, equipamentos, etc.) forma a estrutura de uma organização. A abordagem sobre a estrutura para Centro de Pesquisa Clínica ocorreu em dois eixos: a Estrutura Física e a Estrutura Organizacional. O modelo de administração discutido partiu da análise dos modelos existentes, identificando-se um mesmo princípio em todos eles, abrangendo as funções administrativas essenciais para qualquer instituição: o planejamento, a organização, o comando, a coordenação e o controle. Customizamos um modelo de avaliação de empresas para a consecução do Prêmio Nacional da Qualidade, pela FNQ, que é utilizado por inúmeras organizações líderes de classe mundial adequando-o em um modelo de Administração da Qualidade. Definiu-se 12 fundamentos necessários para a administração de um Centro de Pesquisa, qualificando-o para competir em um mercado globalizado do século XXI, quais sejam: Pensamento Sistêmico; Liderança; Visão de Futuro; Estratégias e Planos: Planejamento; Valorização das Pessoas: gestão de competências; Aprendizado Organizacional; Cultura e Inovação; Orientação por Processos e Informação; Geração de Valor; Conhecimento e entendimento sobre o Cliente e o Mercado; Desenvolvimento de Parcerias; Responsabilidade Social.
Abstract: The aim of this work, built from bibliographical research, is to present basic guidelines that serve as support for a model of physical and organizational structure, and method of administration, to be implanted in a Clinical Research Center, public or private. The clinical trials or studies constitute the most expensive and time-consuming part of the drug development process. It usually takes place at a Clinical Research Center, a public or private organization legally constituted and authorized to perform clinical research. The set of rules and proceedings together with the material resources (buildings, equipments, etc.) form the structure of an organization. The approach on the structure for the Clinical Research Center occurred in two areas: Physical Structure and Organizational Structure. The model of administration discussed was based on the analysis of the existent models, identifying the same basis in all of them, including the administrative essential functions for any institution: the planning, organization, command, coordination and control. We customized a model of evaluation of companies, used by the National Quality Foundation in the attainment of the National Prize of Quality, which is used by many leading organizations world-class, adapting it into a model of Quality Management, in which we defined 12 necessary basis for the administration of a Research Center, in order to qualify it to compete in the globalized market of the XXI century, which are: Systemic Thought; Leadership; Vision of the Future; Strategies and Plans: Projection; Adding Value to People: management of competences; Systematic Learning; Culture and Innovation; Direction by Processes and Information; Generation of Value; Knowledge and understanding of the Client and the Market; Development of Partnerships; Social Responsibility.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2645
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