Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.authorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.date.accessioned2017-10-06T19:49:51Z-
dc.date.available2017-10-06T19:49:51Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFaria, M. G. S.; Cavalcante, M. M. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn2448-2935-
dc.identifier.issn1980-2552-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26448-
dc.descriptionFARIA, Maria da Graça dos Santos; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Posicionamento e engajamento em redações dissertativas. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 131-148, 2009.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we propose an articulation between the metadiscursive markers (Hyland, 2005), the argumentative sequence (Bronckart, 2007) and some referential processes, such as encapsulating anaphors and the personal deictics (Cavalcante, 2003). For that purpose, we analyzed 15 essays from the Vestibular exams for the Universidade Federal do Maranhão and presented an example of how this relationship could be established. We observed that the problems regarding the use of metadiscursive resources, including referential processes, are due to the difficulty that students have in shaping consistent arguments that lead to the final thesis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Diadorimpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetadiscursopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.titlePosicionamento e engajamento em redações dissertativaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, propomos uma articulação entre os marcadores metadiscursivos (Hyland, 2005), a sequência argumentativa (Bronckart, 2007) e alguns processos referenciais, como as anáforas recategorizadoras e os dêiticos de pessoa (Cavalcante, 2003). Para isso, analisamos 15 redações do concurso Vestibular da Universidade Federal do Maranhão e apresentamos um exemplo de como poderia ser estabelecida essa relação. Constatamos que os problemas de uso de recursos metadiscursivos, dentre eles os processos referenciais, se devem à dificuldade do aluno em tornar mais consistentes os argumentos que o conduzam à tese final.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_mgfaria.pdf499,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.