Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26448
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Maria da Graça dos Santos | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Mônica Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T19:49:51Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T19:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Faria, M. G. S.; Cavalcante, M. M. (2009) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-2935 | - |
dc.identifier.issn | 1980-2552 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26448 | - |
dc.description | FARIA, Maria da Graça dos Santos; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Posicionamento e engajamento em redações dissertativas. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 131-148, 2009. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, we propose an articulation between the metadiscursive markers (Hyland, 2005), the argumentative sequence (Bronckart, 2007) and some referential processes, such as encapsulating anaphors and the personal deictics (Cavalcante, 2003). For that purpose, we analyzed 15 essays from the Vestibular exams for the Universidade Federal do Maranhão and presented an example of how this relationship could be established. We observed that the problems regarding the use of metadiscursive resources, including referential processes, are due to the difficulty that students have in shaping consistent arguments that lead to the final thesis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Diadorim | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metadiscurso | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Referenciação | pt_BR |
dc.title | Posicionamento e engajamento em redações dissertativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo, propomos uma articulação entre os marcadores metadiscursivos (Hyland, 2005), a sequência argumentativa (Bronckart, 2007) e alguns processos referenciais, como as anáforas recategorizadoras e os dêiticos de pessoa (Cavalcante, 2003). Para isso, analisamos 15 redações do concurso Vestibular da Universidade Federal do Maranhão e apresentamos um exemplo de como poderia ser estabelecida essa relação. Constatamos que os problemas de uso de recursos metadiscursivos, dentre eles os processos referenciais, se devem à dificuldade do aluno em tornar mais consistentes os argumentos que o conduzam à tese final. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_art_mgfaria.pdf | 499,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.