Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teles, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Lôbo Filho, Francisco Helder Braga | - |
dc.contributor.author | Soares, Francisco Renato da Silva | - |
dc.contributor.author | Lopes, João Ítalo Mascena | - |
dc.contributor.author | Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T19:21:39Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T19:21:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | TELES, G; FILHO, F. H. B. L; SOARES, F. R. S; LOPES, J. Í. M; SENA, T. B. Q. L; LIMA, L; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26442 | - |
dc.description | TELES, Gabriela; et al. A perspectiva construcionista como mobilizador do estado de fluxo: experiência da disciplina Tecnodocência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Estado de Fluxo | pt_BR |
dc.subject | Tecnodocência | pt_BR |
dc.title | A perspectiva construcionista como mobilizador do estado de fluxo: experiência da disciplina Tecnodocência. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desse trabalho é descrever como a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), com base na perspectiva construcionista, favorece o estabelecimento do Estado de Fluxo, a partir da experiência vivenciada por licenciandos da disciplina Tecnodocência no semestre 2016.1. Diante de um contexto permeado pelo boom tecnológico, fator que interfere e é interferido pelo âmbito educacional, faz-se necessário que o docente repense os modos de utilizar as TDICs em seu fazer profissional. Na perspectiva construcionista o educando é o centro, produzindo informações por meio dos recursos utilizados e da mediação do docente em um processo em espiral, não correlacionando-se o ensinar ao transmitir. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso com observação espontânea da disciplina Tecnodocência, em que dois grupos interdisciplinares desenvolveram aula utilizando as TDICs, sendo incluído o momento de debate coletivo, no qual discentes e docentes emitiram suas considerações acerca do apresentado. A pesquisa subdividiu-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Relacionou-se os dados obtidos com as categorias que permeiam o estudo. Constatou-se que quando os grupos analisados, pautaram-se na perspectiva construcionista, houve um aumento significativo no engajamento. No momento de debate foi enfatizado que a atividade de construção de MEMEs e a de construção de fanfics mobilizou o estabelecimento do Estado de Fluxo, caracterizado pelo momento em que o indivíduo entra em um estado de imersão plena, perdendo a noção temporal, fator evidenciado quando o tempo para a realização das atividades foi finalizado e alguns discentes permaneceram engajados. Desse modo, observa-se que a utilização das TDICs como ampliadoras de possibilidades para a construção, e não para a transmissão de conhecimentos, favorece o estabelecimento do Estado de Fluxo, elemento interessante de ser buscado pelo docente em sua atuação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gteles.pdf | 49,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.