Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26441
Tipo: Resumo
Título: A criação do blog de lâminas virtuais de patologia: um relato de experiência
Autor(es): Carneiro, Maria Angélica Gomes
Gerson, Gunter
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Co;Blog;Patologia
Data do documento: 2016
Citação: CARNEIRO, M. A. G ; GERSON, G. (2016)
Resumo: Introdução: O uso de meios tecnológicos no ensino está cada vez mais constante, isso porque com a expansão do acesso a informação todos os alunos praticamente utilizam ferramentas digitais para facilitar o seu aprendizado, portanto, é natural e importante que os professores passem a se adequar aos novos contextos educativos da “cibercultura” e use esses recursos digitais como meios que auxiliem na junção da teoria com a pratica na educação. Objetivo: O objetivo do trabalho é relatar a experiência da criação do Blog de lâminas virtuais de patologia apresentado na disciplina de Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação- DTIC promovida pelo Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Durante o período de 12 de abril até 23 de junho de 2016 foram desenvolvidas na disciplina capacitações para a aplicação de tecnologias da informação no ensino. A criação do blog de lâminas virtuais teve como intuito desenvolver e promover a anatomia patológica e facilitar o aprendizado dos alunos da graduação e pós-graduação que tem esta disciplina em seus currículos. Na produção do blog, houve a preocupação em disponibilizar formas didáticas de ensino com imagens, esquemas e indicações que ajudassem na interpretação e análise de lâminas. Resultado: Os alunos puderam encontrar textos, referências e interagir diretamente através de postagens, comentários, expondo dúvidas e ainda participar ativamente da discussão de casos. Conclusão: A utilização das ferramentas tecnológicas no ensino, permitiu facilitar o aprendizado do conteúdo abordado nas aulas de microscopia de forma criativa e com conexões de ideias organizadas. Ao desenvolver o blog, disponibilizamos um meio de comunicação virtual exclusivo para o ensino da patologia que pode promover um acesso rápido, efetivo e completo a este universo patológico.
Descrição: CARNEIRO, Maria Angélica Gomes; GERSON, Gunter. A criação do blog de lâminas virtuais de patologia: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26441
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amagcarneiro.pdf49,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.