Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Monalisa Mendes | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Izabel Carneiro | - |
dc.contributor.author | Zambelli, Rafael Audino | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T19:14:18Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T19:14:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, M. M; FERREIRA, M. I. C; ZAMBELLI, R. A; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26438 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Monalisa Mendes; FERREIRA, Maria Izabel Carneiro; ZAMBELLI, Rafael Audino. A inclusão do núcleo em processos e operações na indústria (nepopi) nas mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | núcleo de estudos. | pt_BR |
dc.subject | mídias digitais. | pt_BR |
dc.subject | Engenharia. | pt_BR |
dc.title | A inclusão do núcleo em processos e operações na indústria (nepopi) nas mídias digitais. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os métodos de educação tradicional expositiva, na qual o professor expõe seus conhecimentos de forma unilateral, sem a devida interação com os discentes, vem se modificando com o passar dos anos. A educação construtivista apresenta a ideia que o conhecimento evolui constantemente. O aluno, como aprendiz, constata que pode observar uma problemática de forma mais crítica, e o docente, por outro lado, segue instruindo e guiando a visão e o pensamento crítico dos alunos, um dos pilares da Universidade no âmbito de sua criação. Desta forma, as mídias digitais como ferramentas de aprendizagem cooperativa, onde alunos e professores possam interagir na troca de ideias e desenvolvimento/aprofundamento de novos conhecimentos. Estas ferramentas propagam o saber de modo mais ilustrativo e dinâmico, com conteúdos do cotidiano dos discentes. O Facebook e o WhatsApp expandem a rede de conhecimento, pois amplia a visão do professor quanto a difusão do saber, bem como permite a extrapolação de fronteiras existentes entre a comunidade não-acadêmica e a Universidade. O NEPOPI é um projeto de extensão criado no Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC e funciona através de encontros semanais entre o docente responsável e os discentes interessados nesta área de estudo. Tem por objetivo, expor estudos sobre diferentes temas focados na Indústria de Alimentos. Discentes de distintos semestres do curso de Engenharia de Alimentos analisam processos industriais, de modo que possam desenvolver características como trabalho em equipe e recebem estímulos teórico-práticos de modo a reduzir a evasão do curso. Os discentes do NEPOPI utilizam o Facebook como forma de divulgarem o seu conhecimento para a sociedade e manter os demais alunos do curso informados sobre as atividades e encontros do Núcleo. A ferramenta WhatsApp foi utilizada, através da formação de um grupo, para permitir a aproximação dos discentes com o docente, fortalecendo discussões sobre dúvidas que tenham durante a semana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mmnascimento.pdf | 48,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.