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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Francisco Marcelino | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Ana Marcia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T13:56:16Z | - |
dc.date.available | 2017-10-06T13:56:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Marcelino; SIQUEIRA, Ana Marcia Alves. a absurda inconsistência da escrita: relações entre a narrativa fantástica, a mulher, a morte e o mal. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26426 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Mal | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.title | A absurda inconsistência da escrita: relações entre a narrativa fantástica, a mulher, a morte e o mal. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto buscou ampliar os estudos do grupo Vertentes do Mal na Literatura. A partir da leitura de contos fantásticos de diferentes autores portugueses, observou-se a presença recorrente de narrativas construídas de forma a entrelaçar a mulher, seu poder de sedução e o mal, ocasionando consequências terríveis, geralmente ligadas à morte. Assim, a pesquisa rediscutiu características da literatura fantástica, em duas baladas e quatro contos portugueses românticos e quatro contos modernos, buscando explorar os recursos estéticos estruturantes do gênero, bem como analisar de que forma estas narrativas apresentam aspectos do imaginário religioso que relaciona o mal à figura feminina e à morte. E ainda, a pesquisa discutiu como a linguagem contribuiu para a organização do gênero, além de verificar como a temática do Mal está relacionada à figura feminina, que recebeu grandes influências da tradição clássica grega e do imaginário religioso cristão aproveitados de diferentes maneiras pelo Romantismo e pela Modernidade, que compartilham valores culturais comuns há muito enraizados no imaginário ocidental. A análise do corpus selecionado ocorreu a partir de pressupostos estéticos e narrativos que permitiram verificar informações substanciais sobre o modo de aproveitamento dos recursos estilísticos próprios do fantástico e do simbolismo ligado às temáticas utilizadas. Assim, nos textos românticos, percebe-se a mulher mais como vítima do Mal advindo de várias instâncias: traição, estupro, assassinato praticados por homens; quando surge o sobrenatural, este representa um castigo para aquele que em vida lhes causou tanta dor e sofrimento. Nas narrativas modernistas (XX), a mulher é aproximada da figura da bruxa medieval, além de relacioná-la à sedução, ao encanto por meio dos seus atributos físicos. Apesar de outras influências estas ainda resguardam muito dos traços da cultura ocidental cristã que criou uma imagem muito negativa e pejorativa da mulher. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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