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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo Dias, Maria Socorro de-
dc.contributor.authorSilva, Cheila Portela-
dc.date.accessioned2017-10-05T15:07:32Z-
dc.date.available2017-10-05T15:07:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, C.P Gestão da avaliação para melhoria da qualidade na estratégia Saúde da Família. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26385-
dc.description.abstractThe institutionalization of evaluation in primary care has been discussed by the Ministry of Health as an important element of team qualifying, which led to the launching of strategies such as evaluation for Family Health Strategy Quality Improvement (AMQ-ESF), which has as an object to foster an evaluative culture in the everyday service environment, with a focus on self-management and quality. We have as an objective to analyze the AMQ-ESF’s implementation and its relation to the institutionalization of evaluation in small and medium municipalities in Ceará. We performed a study with a qualitative approach in the period from April 2011 to February 2012, with primary care coordinators and organizers of micro regional AMQ Ceará. The techniques used were semi-structured interview, revision of documents and observation. We use discourse analysis as a reference and technical analysis. Ethical principles were taken into account in accordance with Resolution 196/96 of the National Health Council. From the study we infer that the object evaluation has already institutionalized in primary care is based on the measurement and comparison of quantitative indicators. The AMQ was shown as a potential instrument for equating problems related to work processes, and guiding the consolidation of the inversion model of health care from primary care, although it has not been configured as a strategy of systematic evaluation in primary care. The main limiting factor identified was the lack of targeting of financial resources, "human" attached to AMQ, contributing to inducing the strategy to point out problems but not directing to its resolution, limiting its credibility within the local teams and municipal management.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectAtenção Básicapt_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleGestão da avaliação para melhoria da qualidade na estratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA institucionalização da avaliação na Atenção Básica tem sido discutida pelo Ministério da Saúde como importante elemento de qualificação das equipes, o que levou ao desencadeamento de estratégias como a Avaliação para Melhoria da Qualidade (AMQ) da Estratégia Saúde da Família (ESF), que tem o objetivo de fomentar a cultura avaliativa no cotidiano do serviço, com foco na autogestão e na qualidade. O estudo objetiva analisar a implementação da AMQ-ESF e sua relação com a institucionalização da avaliação em municípios cearenses de pequeno e médio porte, tendo sido realizado no período de abril de 2011 a fevereiro de 2012, com abordagem qualitativa, junto aos coordenadores da atenção básica e articuladores microrregionais da AMQ no Ceará. As técnicas utilizadas foram a entrevista semi-estruturada, a revisão de documentos e a observação para a coleta de dados e a análise de discurso como referencial e técnica de análise. Os princípios éticos foram tomados em consideração em consonância com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. A partir do estudo foi possível inferir que o objeto avaliação já institucionalizado na atenção básica é fundamentado na medição e comparação de indicadores quantitativos. A AMQ se mostrou como um instrumento potencial para o equacionamento de problemas relacionados aos processos de trabalho, sendo direcionadora para a consolidação da inversão do modelo de atenção à saúde a partir da atenção básica, apesar de não ter se configurado como uma estratégia de avaliação sistemática na atenção básica. O principal fator limitante identificado foi a ausência de direcionamento de recursos financeiros, “humanos” atrelados à AMQ, contribuindo para que a estratégia apontasse problemas mas não direcionasse sua resolução, limitando a sua credibilidade no âmbito das equipes locais e da gestão municipal.pt_BR
dc.title.enManagement of the Evaluation for Quality Improvement of the Family Health Strategypt_BR
Aparece nas coleções:PPGCS - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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