Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26370
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T12:51:20Z | - |
dc.date.available | 2017-10-05T12:51:20Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Nelson Barros da. Cenas enunciativas na canção brasileira: um estudo em três movimentos. In: COLÓQUIO DISCURSO E PRÁTICAS CULTURAIS, 1., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais, 2009, p. 1-14. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26370 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais | pt_BR |
dc.subject | Posicionamento | pt_BR |
dc.subject | Cenas enunciativas | pt_BR |
dc.subject | Música Popular Brasileira | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Cenas enunciativas na canção brasileira: um estudo em três movimentos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto é a descrição de nosso projeto de pós-doutorado que desenvolvemos na Universidade de Paris XII. A pesquisa trata do jogo de cenas enunciativas (englobante, genérica e cenografia), conforme Maingueneau (2001), que aparecem em canções representativas de três momentos históricos da Música Popular Brasileira: os anos 30-40, a chamada “Época de Ouro”; o período do movimento Bossa Nova (1959-1964); e o período do Movimento Tropicalista (1968-1969). É nosso intuito, articular a análise de tais jogos de cenas a fim de compreender seus efeitos de sentido e sua relação com os posicionamentos e as circunstâncias históricas. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Ce travail est une description du projet de recherche post-doctorale que je développe à l'Université Paris XII. La recherche a pour objet les jeux de scènes énonciatives (englobante, générique et scénographie), d'après Maingueneau (2001), qui apparaissent aux chansons représentatives de trois importants moments historiques de la Musique Populaire Brésiliènne : les années 30-40, appelée "l'Ère d'Or" ; la période du mouvement Bossa Nova (1959-1964) ; et la période du Mouvement Tropicaliste (1968-1969). Le but est d'articuler l'analyse de ces jeux de scènes à propos de comprendre leurs effets de sens et leurs rapports avec les positionnements et les circonstances historiques respectives. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_nbcosta.pdf | 246,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.