Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria de Castro e Santos-
dc.contributor.authorCoan, Márluce-
dc.contributor.authorPontes, Valdecy de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-10-04T18:58:38Z-
dc.date.available2017-10-04T18:58:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2177-6202-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26358-
dc.description.abstractThis article will address the comparative study on the treatment of the category modality for textbooks Spanish Language and French Language in which we assume the theoretical assumptions of North American functionalism. For the development of research, we aimed to answer the question: The modality is treated in communicative context considering the pragmatic-discursive interpretation? The results showed that there is no express reference in the study of the category modality, but there are indications of possible notions such as duty, usage times and verbal expressions, which deserve attention, given the relevance of pragmatic-discursive approaches to language teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCalidoscópiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectModalidadept_BR
dc.subjectEnsino de língua espanhola e de língua francesa.pt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectModalitypt_BR
dc.subjectLanguage teaching spanish and frenchpt_BR
dc.titleA abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, em que assumimos os pressupostos teóricos do funcionalismo norte-americano, analisamos o tratamento dado à categoria Modalidade por livros didáticos de Língua Espanhola e de Língua Francesa. Para o desenvolvimento da pesquisa, objetivamos responder a seguinte questão: a Modalidade é tratada no contexto comunicativo considerando-se a interpretação pragmático-discursiva? Os resultados mostraram que não há referência expressa ao estudo da categoria Modalidade, mas há indícios de utilização de mecanismos para codificar noções de obrigação, bem como utilização de tempos e expressões verbais a serviço da modalização, os quais merecem atenção, considerando-se a relevância de abordagens de cunho pragmático-discursivo no ensino de línguas.pt_BR
dc.title.enThe approach of the category modality for textbooks in spanish and french: a comparative studypt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_amcsaraújo.pdf858,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.