Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26352
Tipo: TCC
Título: Narrativa transmídia e a criação de um universo imersivo na carreira de Lady Gaga
Autor(es): Comenho, Victor Torres de Mello Teani
Orientador: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Transmídia;Lady Gaga;Fandom;Redes sociais
Data do documento: 2016
Citação: Comenho, V. T. M. T.; Rios, J. R. A. C. (2016)
Resumo: Em um período de convergência midiática, em que estamos cada vez mais tempo expostos a conteúdos mediados, consideramos de grande relevância o estudo das estratégias de desenvolvimento de narrativas transmídia – que é o desenvolvimento de narrativas por diversas mídias de maneira a evitar a redundância de conteúdo em cada meio – visando não apenas a compreensão conceitual, mas também os desdobramentos sociais trazidos à tona por essas modalidades de construção narrativa. Este trabalho tem como objetivo compreender como a narrativa transmídia pode afetar as dinâmicas interacionais entre celebridades e seus fãs. Para isso, analisamos a figura da cantora pop e artista norte-americana Lady Gaga, que começou sua carreira em 2008 e se tornou famosa por suas atitudes polêmicas e iniciativas de militância em causas sociais. Visto que as carreiras de celebridades estão em grande parte ligadas à constante exposição de sua imagem, indagamos se a narrativa transmídia pode de alguma maneira afetá-las positivamente. Exploramos a questão da construção identitária por parte das celebridades e como a exposição aos seus discursos pode influenciar a identidade dos próprios fãs. Procuramos compreender como a narrativa transmídia pode ser usada para não apenas propagar o discurso de Lady Gaga, mas para agregar valor à sua produção criando um contexto maior que ajuda a interpretar suas produções a partir de um dado repertório cultural. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, somada a esforços de observação participante (tendo como ambiente a plataforma LittleMonsters.com) e de auditoria da imagem de Lady Gaga na mídia. Consideramos a importância do ciberespaço e dos sites de redes sociais da internet na construção de uma narrativa transmídia e de um universo imersivo que proporcione uma maior fidelidade da atenção dos fãs. Chegamos à conclusão de que Lady Gaga cria laços de identificação e afetividade com seus fãs através da propagação de valores que giram em torno da aceitação e superação de preconceitos, não separando sua carreira artística de suas ações de militância.
Abstract: On a media convergence period, when we are more and more exposed to media contents, we regard that is very important the study of skills for development of transmedia storytelling – wich is the development of a narrative designed for many medias, avoiding the redundancy of content on each one –, not only aiming conceptual comprehension, but social development which these models of narrative construction. This dissertation aims to comprehend how transmedia storytelling is able to affect the interactional dynamics between celebrities and their fans. We analyzed the iconic pop singer and north American artist Lady Gaga, who started her career in 2008 and became famous for her polemic attitudes and her militancy on social causes. As many celebrities’ careers are connected to a constant exposition of their image, we wondered if the transmedia storytelling can affect their careers positively in some ways. We explored how celebrities improve their identities and how what their discourses can affect their fans. We have been trying to understand how transmedia storytelling is able to propagate not only Lady Gaga’s speech, but adding value and expanding her work which is helpful for her presentations from her cultural repertoire. The methodology used in this present work consists of bibliographic research, adding efforts to participant observance (on Littlemonsters.com) and an audit of her image on media. We regard the importance of cyberspace and social media sites on internet for constructing a transmedia storytelling and a deep universe which will be able to offer a larger and better attention for fans. We concluded that Lady Gaga create affective and emotional influences with her fans through transmitting values about self-acceptance and overcome prejudice, working on her career and her militancy social causes/issues at the same time.
Descrição: COMENHO, Victor Torres de Mello Teani. Narrativa transmídia e a criação de um universo imersivo na carreira de Lady Gaga. 2016. 133f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará, Instituto Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26352
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_vtdmtcomenho.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.