Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26348
Tipo: TCC
Título: A justiça do trabalho do Ceará na imprensa: uma análise do discurso nos jornais O Povo e Diário do Nordeste
Autor(es): Pinheiro, Hugo Cardim
Orientador: Lemos, Daniel Dantas
Palavras-chave: Justiça do Trabalho;Análise do discurso;Teorias do Jornalismo;Comunicação pública
Data do documento: 2015
Citação: Pinheiro, H. C.; Lemos, D. D. (2015)
Resumo: Esta pesquisa analisa o discurso dos jornais O Povo e Diário do Nordeste acerca da Justiça do Trabalho do Ceará com o objetivo de identificar de que maneira é construída a representação da instituição na imprensa e como esta utiliza o discurso organizacional para formar o seu próprio. A metodologia utilizada se dá por meio da análise da presença das vozes nos enunciados jornalísticos a partir dos discursos diretos e indiretos, de acordo com teorias da análise do discurso segundo Dominique Mainguenaeu e Patrick Charaudeau. Como recorte, foram coletadas todas as matérias que citam o órgão público dentro do intervalo temporal de junho de 2012 a junho de 2014. Para a análise qualitativa, foram selecionadas oito matérias do gênero informativo em que a pauta envolvia diretamente a Justiça do Trabalho cearense. Como forma de auxiliar na interpretação os dados analisados, os enunciados jornalísticos foram correlacionados com as teorias do jornalismo agenda-setting, gatekeeper e newsmaking, com conceitos de comunicação pública e com técnicas de assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. Entre as principais conclusões alcançadas, percebeu-se que a imprensa dá preferência a enunciados em discurso indireto e recorre ao uso de vozes antagônicas em pautas que envolvem disputas jurídicas; e que a utilização de recursos discursivos construídos de maneira estruturalmente neutra não impede que o discurso do jornal possa alinhar-se a um dos lados em litígio.
Abstract: This research analyzes the discourse of the newspapers O Povo and Diário do Nordeste about Ceará’s Labor Court in order to identify how the institution’s representation is constructed by the press and how it uses the organizational discourse to form theirs. The methodology used analyzes the presence of the voices in journalistic utterances from the direct and indirect speech, according to the discourse analysis theories by Mainguenaeu Dominique and Patrick Charaudeau. All news articles mentioning the public agency were collected between June 2012 to June 2014. For the qualitative analysis, eight news articles of the informative genre were selected in which the agenda directly involved the Ceará’s Labor Court. As a way to assist in interpreting the data analyzed, the journalistic statements were correlated with the theories of journalism agenda-setting, gatekeeper and newsmaking with public communication concepts and techniques of media relations. Among the main conclusions reached, it was realized that the press prefers to statements in indirect speech and resort to the use of antagonistic voices guidelines involving legal disputes; and the use of discursive resources built on structurally neutral ways does not prevent the newspaper speech of aligning to one side in the dispute.
Descrição: PINHEIRO, Hugo Cardim; LEMOS, Daniel Dantas. A Justiça do Trabalho do Ceará na imprensa: uma análise do discurso nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.Jornalismo, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26348
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_ddlemos;hcpinheiro.pdf162,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.