Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mello, Giusévilly de Souza | - |
dc.contributor.author | Rafante, Heulália Charalo | - |
dc.contributor.author | Maia, Igor Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-03T13:51:48Z | - |
dc.date.available | 2017-10-03T13:51:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, G. S.; MAIA , I. G.; RAFANTE, H. C. ; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258 | - |
dc.description | MELLO, Giusévilly de Souza; MAIA , Igor Gouveia; RAFANTE, Heulália Charalo. A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | APAE | pt_BR |
dc.title | A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse estudo refere-se a uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e consulta bibliográfica, e analisa a influência da sociedade civil, especialmente das Associações de Pais e Amigos do s Excepcionais (APAES), na elaboração das políticas públicas destinadas ao atendimento das crianças “excepcionais’. O recorte temporal vai de 1954, ano da criação da primeira APAE no país, até 1973, ano de criação do Centro Nacional de Educação Especial, o primeiro órgão nacional destinado a organizar a Educação Especial. A pesquisa tem como referencial teórico os princípios gramscianos e será desenvolvida em diferentes frentes relacionadas entre si: exame do contexto histórico; análise da criação da APAES e de sua atuação no período em análise, considerando o ponto de vista técnico e político; investigação das ações do Estado direcionadas à educação dos excepcionais, até a criação do CENESP e dos documentos oficiais emitidos no período (1954-1973); investigação da participação da APAE nesse processo. Esse trabalho busca contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento da Educação Especial brasileira, apresentando mais do que o conteúdo das propostas de política pública, mas também o contexto de sua elaboração, dando maior compreensão a elas, desvelando a teia de relações implicadas nesse processo. Busca-se mapear importantes fundamentos para a área da Educação Especial e para a Educação em geral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gsmello.pdf | 50,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.