Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMello, Giusévilly de Souza-
dc.contributor.authorRafante, Heulália Charalo-
dc.contributor.authorMaia, Igor Gouveia-
dc.date.accessioned2017-10-03T13:51:48Z-
dc.date.available2017-10-03T13:51:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELLO, G. S.; MAIA , I. G.; RAFANTE, H. C. ; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26258-
dc.descriptionMELLO, Giusévilly de Souza; MAIA , Igor Gouveia; RAFANTE, Heulália Charalo. A APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectAPAEpt_BR
dc.titleA APAE no Brasil: relação entre a sociedade civil e o estado na criação de políticas públicas para a educação especial (1954-1973)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse estudo refere-se a uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e consulta bibliográfica, e analisa a influência da sociedade civil, especialmente das Associações de Pais e Amigos do s Excepcionais (APAES), na elaboração das políticas públicas destinadas ao atendimento das crianças “excepcionais’. O recorte temporal vai de 1954, ano da criação da primeira APAE no país, até 1973, ano de criação do Centro Nacional de Educação Especial, o primeiro órgão nacional destinado a organizar a Educação Especial. A pesquisa tem como referencial teórico os princípios gramscianos e será desenvolvida em diferentes frentes relacionadas entre si: exame do contexto histórico; análise da criação da APAES e de sua atuação no período em análise, considerando o ponto de vista técnico e político; investigação das ações do Estado direcionadas à educação dos excepcionais, até a criação do CENESP e dos documentos oficiais emitidos no período (1954-1973); investigação da participação da APAE nesse processo. Esse trabalho busca contribuir para os estudos sobre o desenvolvimento da Educação Especial brasileira, apresentando mais do que o conteúdo das propostas de política pública, mas também o contexto de sua elaboração, dando maior compreensão a elas, desvelando a teia de relações implicadas nesse processo. Busca-se mapear importantes fundamentos para a área da Educação Especial e para a Educação em geral.pt_BR
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gsmello.pdf50,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.