Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.contributor.authorCatunda, Márcia Antônia Dias-
dc.date.accessioned2017-10-02T22:04:26Z-
dc.date.available2017-10-02T22:04:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCatunda, M. A. D.; Lucas, R. J. L. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26245-
dc.descriptionCATUNDA, Márcia Antônia Dias. As histórias em quadrinhos no incentivo à leitura nas crianças: a realidade em algumas escolas de Fortaleza. 2013. 207f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos no incentivo à leitura nas crianças: a realidade em algumas escolas de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca mapear as estratégias adotadas pelas escolas de Fortaleza em relação ao uso de quadrinhos em sala de aula, sendo o objeto na realização desse trabalho as escolas e o uso dos quadrinhos. Muitas vezes vistas com preconceito ou apenas como uma forma de entretenimento, essas revistas possuem muito mais qualidades do que se imagina. De acordo com Roberto Elísio dos Santos (2001) a história em Quadrinhos, ao falar diretamente ao imaginário da criança, preenche suas expectativas e a prepara para a leitura de outras obras. A experiência de folhear as páginas de uma revista de quadrinhos pode gerar e perpetuar o gosto pelo livro impresso, independente de seu conteúdo. A pesquisa foi realizada em quatro escolas de Fortaleza, são elas: Colégio Master, Creche Escola Luiza Martins, Colégio Santo Afonso e Escola Professor Martins de Aguiar. Nesses locais foram ouvidos alunos, professores e coordenadores pedagógicos. Pode-se constatar que eles fazem uso frequente de revistas em quadrinhos e que a mais utilizada é a da Turma da Mônica. Os questionários utilizados na pesquisa de campo nas escolas são compostos por perguntas relacionadas ao uso das revistas em quadrinhos, importância, frequência de uso dos gibis, faixa etária das crianças e quais gibis são utilizados. Também foram analisados a estrutura e as condições das salas onde as crianças desenvolvem os trabalhos com quadrinhos, seja leitura, escrita ou produção de desenhos. Com isso busca-se avaliar se essas condições são adequadas e colaboram com o incentivo à leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_madcatunda.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.