Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26230
Tipo: TCC
Título: As smart mobs nas redes sociais: o capital social e a inteligência das multidões nas ações coletivas
Autor(es): Silva, Vanessa Madeira da
Orientador: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Smart mobs;Redes sociais digitais;Inteligência coletiva;Capital social
Data do documento: 2012
Citação: Silva, V. M.; Rios, J. R. A. C. (2012)
Resumo: Estamos vivendo a chamada Era da Conexão, onde as tecnologias da comunicação e a Internet fazem parte de nossas vidas de maneira intensa. Os usos que fazemos desses meios ajudaram a transformar a sociedade em uma rede de indivíduos pela qual passam fluxos de informação constantemente. As redes alcançaram o mundo digital e passaram a se manifestar na Internet, formando as redes sociais digitais, cuja estrutura é formada por atores e suas conexões. Nesse ambiente virtual, é possível perceber a ação de pessoas que utilizam a tecnologia e a web para a realização de ações coletivas, as quais são denominadas smart mobs. Para alcançar esse objetivo, elas necessitam também de propriedades sociais que facilitem esse processo, a exemplo da chamada inteligência coletiva e do capital social. Esse trabalho tem por finalidade estudar como as smart mobs são formadas e como elas fazem uso dessas propriedades para a organização de ações em grupo nas redes sociais digitais, a exemplo da ação Riot Clean Up, originada no Twitter em setembro de 2011 com o objetivo de conter os efeitos dos chamados Distúrbios de Londres, série de atos de violência e vandalismo que assolaram a capital inglesa e arredores.
Descrição: SILVA, Vanessa Madeira da. As smart mobs nas redes sociais: o capital social e a inteligência das multidões nas ações coletivas. 2012. 75f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26230
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_vmsilva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.