Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26211
Tipo: TCC
Título: Escola de Mídia, projeto da ONG Aldeia em Fortaleza: experiências em Educomunicação na vida de jovens moradores do Mucuripe
Autor(es): Bandeira, Tayce Mayara Ferreira
Orientador: Gorczevski, Deisimer
Palavras-chave: Educomunicação;Tecnologias da Informação e da Comunicação;ONG;Jovens
Data do documento: 2011
Citação: Bandeira, T. M. F.; Gorczevski, D. (2011)
Resumo: Esta pesquisa trata das transformações vivenciadas por adolescentes e jovens moradores do Grande Mucuripe, em Fortaleza, a partir das experiências que aliam Educação e Comunicação, no projeto Escola de Mídia, da Organização Não Governamental Aldeia, no ano de 2005. A pesquisa teve como objetivos, a busca por compreender como os jovens se apropriam das mídias e das novas tecnologias de comunicação e informação, em projetos sociais, analisando, dentro desse processo, a descoberta da capacidade de leitura crítica das mídias e da própria realidade, e também a produção de conhecimento coletivo. O estudo analisa criticamente ainda como as experiências vivenciadas no projeto interferem na percepção e na criação de imagens que os participantes têm de si, dos outros jovens e do próprio Mucuripe. A pesquisa de caráter qualitativo se deu por entrevistas semi-estruturadas com dois diretores da Aldeia e ainda com duas jovens ex-integrantes do projeto Escola de Mídia. Com as jovens foi utilizado o método de história de vida. Também foi preciso recorrer a uma pesquisa documental composta também por dois vídeos produzidos por elas, para preencher lacunas das quais as entrevistas não conseguiram dar conta, como datas e formas de seleção e avaliação do projeto. O estudo conclui que iniciativas alternativas, como a em questão, interferem no cotidiano dos educandos, podendo incentivar uma reflexão crítica sobre seu papel na sociedade, muitas vezes, modificando suas perspectivas de futuro e sua forma de atuar como sujeito social, com capacidade de expressão e valores. No entanto, esse resultado não é generalizado, por uma série de limitações e dificuldades, que partem tanto do contexto vivenciado pelos jovens como dos desafios enfrentados pelas ONGs no Ceará.
Descrição: BANDEIRA, Tayce Mayara Ferreira. Escola de Mídia, projeto da ONG Aldeia em Fortaleza: experiências em Educomunicação na vida de jovens moradores do Mucuripe. 2011. 131f. TCC (graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26211
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_tmfbandeira.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.