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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26183
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre conhecimentos e ação política em Francis Bacon |
Título em inglês: | The relationship between knowledge and political action in Francis Bacon |
Autor(es): | Branco, Daniel Artur Emidio |
Orientador: | Brilhante, Átila Amaral |
Palavras-chave: | Método;Política;Forma;Policy;Form |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | BRANCO, Daniel Artur Emidio. A relação entre conhecimentos e ação política em Francis Bacon. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo investigar a abordagem da relação entre conhecimento e ação política articulada por Francis Bacon (1561-1626). As obras O Progresso do Conhecimento (1605) e Novum Organum (1620) receberão especial atenção. A renovação metodológica advogada por Bacon será situada no contexto de oposição ao legado aristotélico pelo humanismo renascentista e pela reforma protestante. A utilização da terminologia aristotélica no pensamento de Bacon será apresentada como uma fonte de confusão. Neste sentido, o conceito baconiano de forma será indicado como um caso claríssimo de confusão terminológica. A despeito de suas confusões terminológicas e dos seus erros conceituais, o método indutivo proposto por Bacon fomentou gigantescas modificações na construção do saber científico e influenciou significativamente a vida da sociedade. E mais: ele associou o avanço do conhecimento com o progresso social. Pode-se objetar que o pensamento de Bacon tende a subordinar a ética à técnica, mas não se pode negar que contribuição dele é essencial para a compreensão da Revolução Industrial, do Iluminismo, do Positivismo e das propostas contemporâneas de engenharia social. |
Abstract: | This dissertation aims at investigating the account of the relationship between knowledge and political action articulated by Francis Bacon (1561-1626). Special attention will be devoted to bacon’s works The Advancement of Learning (1605) and Novum Organum (1620). The methodological renewal advocated by Bacon will be situated in the context of exposition to the aristotelian legacy generated by the Renaissance Humanism and the Protestant Reformation. The use of Aristotelian terminology in Bacon’s thought will be presented as a source of confusion. In this sense, the baconian concept of form will be indicated as a clear-cut case of terminological confusion. Despite its terminological confusions and conceptual problems the method of induction proposed by Bacon fostered massive changes in scientific knowledge and signifintly influenced the life of society. In the addition to this, Bacon associated the advancement of knowledge with the idea of social progress. It may be objected that Bacon’s thought tends to subordinate ethics to technical knowledge, but there is no doubt that his contribution is essential for the understanding of the Industrial Revolution, the Enlightenment, The Positivism and the contemporary proposals of social engineering. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26183 |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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