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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmora, Kleber Carneiro-
dc.contributor.authorSilva, Francisco José da-
dc.date.accessioned2017-09-29T13:54:08Z-
dc.date.available2017-09-29T13:54:08Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSilva, F. J.; Amora, K. C. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26178-
dc.descriptionSILVA, Francisco José da. Positividade e cristianismo no Jovem Hegel. 2007. 128f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectKantpt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectPositividadept_BR
dc.titlePositividade e cristianismo no Jovem Hegelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação é uma leitura das três principais obras de juventude do filósofo alemão G.W.F.Hegel (1770-1831): A Vida de Jesus (1795), A Positividade da Religião Cristã (1797) e O Espírito do Cristianismo e seu destino (1799), tendo como tema central a relação entre Cristianismo e a Positividade. Hegel, partindo da obra do período bernês A Vida de Jesus, chega a compreender o cristianismo a partir dos conceitos opostos de Religião Moral e Religião Positiva, o primeiro conceito, sob influência de Kant, leva-o ao cerne do ensinamento de Jesus, enquanto mestre de virtude, já o segundo conceito surge como perda de liberdade e despotismo a ser superado através da moralidade entendida como autonomia da razão. Já em Positividade da religião cristã e O Espírito do cristianismo e seu destino, esta última do período de Frankfurt, Hegel chega à compreensão do caráter histórico do desenvolvimento do cristianismo enquanto religião positiva, trata-se então, para ele, de superar esta positividade da religião cristã através dos conceitos de amor e destino. Tal perspectiva leva o filósofo a entender a religião cristã enquanto intrisecamente positiva, o que o fez compreender por trás desta aparência algo mais profundo, isto é, o desenvolvimento e a manifestação do espírito de um povo e de uma religião que apresenta através de seu destino. Estas conclusões serão os elementos fundamentais que permitirão ao filósofo de Stuttgart desenvolver a idéia de processo dialético e de manifestação do Espírito na História.pt_BR
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