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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26178
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Amora, Kleber Carneiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Francisco José da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T13:54:08Z | - |
dc.date.available | 2017-09-29T13:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Silva, F. J.; Amora, K. C. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26178 | - |
dc.description | SILVA, Francisco José da. Positividade e cristianismo no Jovem Hegel. 2007. 128f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Kant | pt_BR |
dc.subject | Cristianismo | pt_BR |
dc.subject | Positividade | pt_BR |
dc.title | Positividade e cristianismo no Jovem Hegel | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente dissertação é uma leitura das três principais obras de juventude do filósofo alemão G.W.F.Hegel (1770-1831): A Vida de Jesus (1795), A Positividade da Religião Cristã (1797) e O Espírito do Cristianismo e seu destino (1799), tendo como tema central a relação entre Cristianismo e a Positividade. Hegel, partindo da obra do período bernês A Vida de Jesus, chega a compreender o cristianismo a partir dos conceitos opostos de Religião Moral e Religião Positiva, o primeiro conceito, sob influência de Kant, leva-o ao cerne do ensinamento de Jesus, enquanto mestre de virtude, já o segundo conceito surge como perda de liberdade e despotismo a ser superado através da moralidade entendida como autonomia da razão. Já em Positividade da religião cristã e O Espírito do cristianismo e seu destino, esta última do período de Frankfurt, Hegel chega à compreensão do caráter histórico do desenvolvimento do cristianismo enquanto religião positiva, trata-se então, para ele, de superar esta positividade da religião cristã através dos conceitos de amor e destino. Tal perspectiva leva o filósofo a entender a religião cristã enquanto intrisecamente positiva, o que o fez compreender por trás desta aparência algo mais profundo, isto é, o desenvolvimento e a manifestação do espírito de um povo e de uma religião que apresenta através de seu destino. Estas conclusões serão os elementos fundamentais que permitirão ao filósofo de Stuttgart desenvolver a idéia de processo dialético e de manifestação do Espírito na História. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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