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dc.contributor.authorSerafim, Mônica de Souza-
dc.date.accessioned2017-09-27T13:52:15Z-
dc.date.available2017-09-27T13:52:15Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSerafim, M. S. (2010)pt_BR
dc.identifier.issn1807-5193-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136-
dc.descriptionSERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to show the writing practices in the classrooms of 1st and 2nd grades of elementary school. We will undertake our work as the theoretical and, especially, the contributions of BENVENISTE-BLANCHE (1987), Bakhtin (1994), Colella (2007), Gerald (1996) and MARCUSCHI (2000, 2002). To accomplish this study, we saw four classes in each series, and performed a semi-structured interview with two teachers from the classrooms visited. Results showed that writing serves a predominantly interactive, whose purpose is to allow the student to see the written language as an important opportunity for interaction, as a social practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherLetra Magnapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua escritapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titlePráticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo mostrar as práticas de escrita nas salas de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Empreenderemos nosso trabalho tendo como aporte teórico, principalmente, as contribuições de Blanche-Benveniste (1987), Bakhtin (1994), Colello (2007), Geraldi (1996) e Marcuschi (2000, 2002). Para realizar este estudo, assistimos 4 aulas, em cada série, bem como realizamos uma entrevista semi-estruturada com as duas professoras das salas visitadas. Os resultados demonstraram que a escrita tem uma função predominantemente interativa, cujo propósito é permitir que o aluno veja a língua escrita como uma importante possibilidade de interação, como uma prática social.pt_BR
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