Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26067
Tipo: Artigo de Evento
Título: A relação entre ética estética nos contos de Lima Barreto
Autor(es): Nunes, Renata Aguiar
Oliveira, Irenísia Torres de
Palavras-chave: Contos de Lima Barreto;Gêneros literários;Contexto histórico e social
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: III Seminário Internacional História e Historiografia; X Seminário de Pesquisa do Departamento de História UFC
Citação: NUNES, Renata Aguiar; OLIVEIRA, Irenísia Torres de. A relação entre ética estética nos contos de Lima Barreto. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3, 2012, Fortaleza; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – UFC, 10, 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC/UFPE/UFPA/UFMT, 2012.
Resumo: Por muito tempo, foi possível utilizar a economia dos meios narrativos presentes no conto como principal critério de sua diferenciação em relação aos demais gêneros literários, porém, com as sucessivas modificações sofridas por esse tipo de composição, tornou-se necessário encontrar novas formas de se analisar o gênero, mais descritivas do que prescritivas, e considerar suas relações com o contexto histórico e social no qual está inserido. No contexto da Literatura Brasileira, os contos de Lima Barreto correspondem a um forte exemplo desse processo, pois, se por um lado, muitos desses textos dispõem de procedimentos avessos àqueles que atribuíam validade ao gênero, por outro, a adoção desses elementos só pode ser compreendida ao se levar em conta o contexto social e literário em que Lima estava inserido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26067
ISBN: 978-85-4200-096-2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_ranunesitoliveira.pdf416,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.