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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maciel, Mirtes Mirian Amorim | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos Júnior, José Wilson | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-23T14:55:40Z | - |
dc.date.available | 2017-09-23T14:55:40Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Vasconcelos Júnior, J. W.; Maciel, M. M. A. (2008) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26056 | - |
dc.description | VASCONCELOS JÚNIOR, José Wilson; MACIEL, Mirtes Mirian Amorim. Como alguém se torna o que é: ecce homo e a auto-realização, segundo Nietzsche. 2008. 128f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2008. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Egosismo | pt_BR |
dc.subject | Eterno retorno do mesmo | pt_BR |
dc.subject | Homens de rapina | pt_BR |
dc.subject | Becoming what one is | pt_BR |
dc.subject | Selfishness | pt_BR |
dc.title | Como alguém se torna o que é: ecce homo e a auto-realização, segundo Nietzsche | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta dissertação objetiva-se analisar a realização humana segundo a perspectiva do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900). Considera-se, para tanto, o processo vital circunscrito pelo subtítulo dado à autobiografia: “como alguém se torna o que é”. Privilegiando os temas tratados em Ecce Homo, intermedeiam-se as discussões com o cotejamento daqueles assuntos abordados por outras obras do Filósofo. Tornar-se o que se é constitui não apenas um cume perseguido, mas igualmente uma sobredeterminação inapelável para a filosofia de Nietzsche. Nesse caminho, ele valorizou, contra a tradição filosófica e religiosa, o cultivo de si e o amor de si como propiciadores do grande e fecundo egoísmo. Apontou para a superação de tudo aquilo que amesquinha e enfraquece o homem, elogiando o que fortalece e plenifica a vida compreendida por ele como vontade de poder em expansão. O cultivo da grande individualidade surge como contraposição, nessa filosofia, à massificação do homem pelas forças gregárias que arrebanham os “seres supérfluos” em igrejas, povos e estados. Percorrem-se, então, as ponderações de Nietzsche sobre o que ele nomeou de “casuística do egoísmo”, sua pretensa extemporaneidade, bem como se delimita aquilo designado pelo Filósofo como die Wohlgeratenheit, “a vida que vingou”. São trabalhadas, a seguir, as relações dessa vida bem lograda com as teses de Nietzsche sobre a razão, a subjetividade, o cultivo de si mediante a disciplina do guerreiro — ele próprio entendia-se como um filósofo guerreiro. Por fim, apresenta-se sua compreensão acerca do que é a máxima auto-realização depois que o último homem se configurou no niilismo característico da contemporaneidade: a figura de Zaratustra como super-homem, mestre do eterno retorno e amante do destino. | pt_BR |
dc.title.en | How one becomes what one is: ecce homo and self realization, according to Nietzsche | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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