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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorMourão, Denis Domingues Castelo Branco-
dc.date.accessioned2017-09-22T15:39:49Z-
dc.date.available2017-09-22T15:39:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMOURÃO, Denis Domingues Castelo Branco. Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil. 2015. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26012-
dc.description.abstractOne of the main difficulties encountered by companies is currently identify and know their customers, as from this point you can work more clearly and precisely as to which strategies and plans should be drawn. In the sporting world, specifically in football this question is crucial to the development of the field of marketing in college, and being a recent study line is a field to be extensively explored. For a better understanding of the behavior and the types of fans, Hunt et al (1999) investigated and presented a classification of these groups. From this groundwork was applied a test that brought another classification in order to supplement the initial study. This paper presents theme settings approached, exploratory and bibliographic research in conjunction with the work base, deepening and validating what has been stated previously by the authors and presents additional options, through a questionnaire that will be answered in several states to give a ballast and considerable validity to what will be studied and defined.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedores - Brasilpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.titleDetalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma das principais dificuldades encontradas pelas empresas atualmente é identificar e conhecer seus clientes, já que a partir desta informação é possível trabalhar de forma mais clara e precisa em relação a que estratégias e planos devem ser traçados. No mundo esportivo, especificamente no futebol essa questão é um ponto crucial para o desenvolvimento da área de marketing na agremiação, e por ser uma linha de estudo recente é um campo a ser bastante explorado. Para uma melhor compreensão do comportamento e dos tipos de torcedores existentes, Hunt et al (1999) pesquisaram e apresentaram uma classificação destes em grupos. A partir deste trabalho base foi aplicado um teste que sugere outra classificação em forma de complemento ao estudo inicial. Este trabalho apresenta definições do tema abordado, pesquisas exploratórias e bibliográficas em conjunto com o trabalho base de Hunt et al (1999), aprofundando e validando o que já foi exposto anteriormente pelos autores, e de Aguiar (2014) explicando as variáveis agrupadas para caracterizar os tipos de torcedores. Apresenta as alternativas complementares, através de um questionário que foi respondido em vários estados para dar um lastro e validade consideráveis ao que será estudado e definido. Após a análise estatística dos dados e reorganização das características encontradas nos torcedores de futebol no Brasil, foi proposta uma tipologia com quatro tipos de torcedores, que pode servir para estudos futuros na área e uma melhor compreensão do comportamento do consumidor.pt_BR
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