Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRebouças, Sílvia Maria Dias Pedro-
dc.contributor.authorVidal, Jackson Batista Freitas-
dc.date.accessioned2017-09-19T17:06:14Z-
dc.date.available2017-09-19T17:06:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVIDAL, Jackson Batista Freitas. Análise da atitude empreendedora na franquia Bebelu em Fortaleza/CE. 2015. 63 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25926-
dc.description.abstractThis monograph is done a study on entrepreneurship in micro and small companies in the fast food industry, more specifically in franchises Bebelu located in Fortaleza. The study is directed by the following question: What is the perception of the entrepreneurial attitude of micro and small business owners who have adopted a franchise of the fast food industry? The overall objective is to identify the entrepreneurial attitude of micro and small entrepreneurs in the fast food meal branch of Fortaleza, in front of your franchise. And the following objectives: identify the socioeconomic profile of Bebelu Sandwiches franchisees; investigate the motivations of entrepreneurs to adherence to franchises; and analyze the presence of the dimensions of entrepreneurial attitude (production, engineering, power and innovation) in the profile of Bebelu Sandwiches franchisees. The methodology we used a field research with 30 entrepreneurs who have a Bebelu franchise in the city of Fortaleza, a total of 39 franchisees, who answered a questionnaire that ground this search. Responding to the initial question about the perception of entrepreneurial attitude of micro and small business owners who have adopted a franchise of the fast food industry, this study allowed us to draw the conclusion from the analysis of the responses of the survey participants that joining the franchise if Bebelu gave for opportunities, realizing that the franchise reduces the risk, considering that it is an established brand, verifying, based on IMAE questionnaire, the survey participants have entrepreneurial attitude from the analyzed dimensions, with more highlighting the presence of innovation in your profile.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectRestaurantes de refeições ligeiraspt_BR
dc.subjectFranquias (Comercio varejista) - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleAnálise da atitude empreendedora na franquia Bebelu em Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta monografia é feito um estudo acerca do empreendedorismo em micro e pequenas empresas do setor de alimentação fast food, mais especificamente, nas franquias da Bebelu localizadas em Fortaleza-CE. O estudo é direcionado pelo seguinte questionamento: Qual a percepção da atitude empreendedora de micros e pequenos empresários que adotaram uma franquia do setor de alimentos fast food? O objetivo geral consiste em avaliar a percepção da atitude empreendedora de micros e pequenos empresários do ramo de alimentação fast food, de Fortaleza-CE, frente à sua franquia. E como objetivos específicos: identificar o perfil socioeconômico dos franqueados Bebelu Sanduíches; averiguar as motivações dos empreendedores para adesão a franquias; e analisar a presença das dimensões da atitude empreendedora (realização, planejamento, poder e inovação) no perfil dos franqueados Bebelu Sanduíches. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa de campo com 30 empreendedores que possuem uma franquia Bebelu na cidade de Fortaleza-CE, de um total de 39 franqueados. Respondendo ao questionamento inicial sobre a percepção da atitude empreendedora de micros e pequenos empresários que adotaram uma franquia do setor de alimentos fast food, este estudo permitiu chegar à conclusão, a partir da análise das respostas dos participantes da pesquisa, de que a adesão à franquia Bebelu se deu em busca de oportunidades, ao perceber que a franquia possibilita menor risco, considerando que se trata de uma marca consolidada, verificando-se, com base no questionário Instrumento de Medida da Atitude Empreendedora (IMAE), que os participantes da pesquisa possuem atitude empreendedora a partir das dimensões analisadas, com mais destaque para a presença da dimensão poder no seu perfil.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_jbfvidal.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.