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dc.contributor.advisorAlcantara, Sônia Regina Amorim Soares de-
dc.contributor.authorPaula, Daniel Cavalcante de-
dc.date.accessioned2017-09-19T15:00:48Z-
dc.date.available2017-09-19T15:00:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPAULA, D. C. de. As estratégias de relacionamento sócio torcedor: o caso do Ceará Sporting Club. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25909-
dc.description.abstractThis dissertation has as an mean purpose of analyze the relationship marketing strategies used by Ceara Sporting Club to attract and retain his associated fans and the impact that this cause in the planning of the club. A theoretical foundation was held presenting the concepts and reflections about marketing, focusing in relationship marketing, and uses of mixing marketing and analysis of sports marketing. The methodology used was a case study, through a questionnaire and systematic observations applied to the administrative director and the marketing director of Ceara Sporting Club. The analysis and interpretation of data were presented through the approach and experience in management of the people interviewed. In conclusion, the member program, despite not being the biggest in monetary values, is a source of constant income throughout the year and has a significant impact on the planning of that institution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.titleAs estratégias de relacionamento sócio torcedor: o caso do Ceará Sporting Clubpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem como objetivo principal analisar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas pelo Ceará Sporting Club na captação e fidelização dos seus torcedores associados e o seu impacto no planejamento do clube. A fundamentação teórica foi realizada apresentando os conceitos e reflexões sobre o marketing, com foco no marketing de relacionamento, e as utilizações do mix de marketing e análises do marketing esportivo. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, através da aplicação de um questionário e observações diretas, com o diretor administrativo e o diretor de marketing do Ceará Sporting Club. A análise e interpretação dos dados foram apresentadas através da abordagem e experiência na gestão dos entrevistados. Conclui-se que o programa de sócio torcedor, apesar de não ser o maior em valores monetários, é uma fonte de receita constante durante todo o ano e tem um impacto relevante no planejamento da referida instituição.pt_BR
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