Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25839
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ligações perigosas e a construção de personagens libertinos da tela
Autor(es): Silva, Carlos Augusto Viana da
Palavras-chave: Ligações perigosas;Personagens libertinos;Estudos de tradução
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional da ABRALIN
Citação: SILVA, Carlos Augusto Viana da. Ligações Perigosas e a construção de personagens libertinos na tela. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA, 6, 2009, João Pessoa. Anais ... João Pessoa: Idéia, 2009. p.583-589.
Resumo: O romance Les Liaisons Dangereuses (1788) Ligações Perigosas do escritor francês Choderlos de Laclos se trata de uma narrativa epistolar que reflete o contexto histórico e social do século XVIII na França. A narrativa é composta de três personagens principais Maquesa de Merteuil, Visconde de Valmont e Madame de Tourvel. Esses personagens são descritos e revelados como personagens-tipo por representarem, de alguma forma, indícios e evidências de padrões comportamentais do momento histórico em que estão inseridos A narrativa é construída por meio de uma teia de intrigas que vai sendo montada através da observação do discurso e das atitudes dos personagens. Ao observar esses comportamentos, o leitor aos poucos vai entrando em contatos com os mais diversos sentimentos humanos que apresentam características libertinas dos personagens, ou seja, manifestam-se comportamentos em que o desejo e o prazer são elementos importantes para o comando de suas ações. Torna-se, portanto, uma narrativa interessante que representa um universo literário de uma época de transição histórica dos costumes da sociedade francesa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25839
ISBN: 978-85-7539-446-5
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_cavsilva.pdf56,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.