Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25806
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A interação virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica
Título em inglês: Virtual interaction and scientific article authorship: the backstage of academic production
Autor(es): Araújo, Júlio César Rosa de
Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave: Gêneros digitais;Fórum eletrônico;Letramentos
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Educação em Revista
Citação: Araújo, J. C. R.; Dieb, M. H. (2010)
Resumo: Este artigo trata de uma experiência com o gênero digital fórum educacional na disciplina Leitura e Produção do Texto Acadêmico (LPTA), do curso de Letras da UFC, cujo propósito foi desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos acadêmicos, em especial o artigo científico. Para isso, os estudantes, em aulas presenciais, aprenderam sobre o gênero artigo científico e seus movimentos retóricos mais comuns. A partir dessas aulas, começaram a produzir seu próprio texto e, nesse momento, o fórum serviu como ferramenta didática para a apropriação de saberes em torno do artigo. Como resultado, a aprendizagem sobre o artigo foi bastante significativa e colaborativa, pois os alunos usaram, satisfatoriamente, os recursos multimodais disponibilizados pelo fórum, bem como analisaram os textos dos outros estudantes da turma, com um olhar mais crítico, afirmando perceber falhas e acertos e, desse modo, estar mais atentos às suas próprias produções
Abstract: This article concerns the use of the digital genre of electronic forum in the Literacy and Production of Academic Texts Course at the Federal University of Ceará – Brazil, in which the objective was to develop skills in the comprehension and production of academic texts, specifically scientific articles. To this aim, students learned, in classes where they were physically present, about the genre of scientific article and its most widely used rhetorical devices. From these classes, students began to produce their own texts, at which point the forum served as a didactic tool for the appropriation of knowledge regarding the article. Results demonstrated that the learning about article production was very significant and collaborative, as the students satisfactorily used the multimodal resources available through the forum, and critically analyzed the texts of other students in the group, confirming that they perceived the successes and failures, and therefore, became more attentive to their own production.
Descrição: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. A interação virtual e a autoria de artigos científicos: nos bastidores da produção acadêmica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 387-406, dez. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25806
ISSN: 0102-4698
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_jcaraujo.pdf256,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.