Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25803
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Cícero Anastácio Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T10:41:35Z | - |
dc.date.available | 2017-09-18T10:41:35Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-8782 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25803 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Caderno do CNLF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de espanhol | pt_BR |
dc.subject | Práticas de letramento | pt_BR |
dc.subject | Currículos e material didáticos no ensino do espanhol | pt_BR |
dc.title | As práticas de avaliação e composição de currículo e materiais didáticos no ensino de espanhol no nível médio da rede pública - em busca de práticas de letramento | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ano de 2010 aparece como o prazo final para o cumprimento da lei 11.161 que prevê a oferta obrigatória do espanhol, no nível médio, nas escolas públicas do Brasil. Essa obrigatoriedade do ensino de espanhol levanta diversas questões. Entre elas está o número de professores capacitados para o ensino da língua, entendendo por capacitados aqueles que cursaram graduação de nível superior em uma instituição de ensino autorizada para tanto; a estrutura oferecida pelas escolas brasileiras para o ensino de uma língua estrangeira e de que forma os professores que atuam nas escolas públicas de ensino médio estão desenvolvendo suas atividades. Nosso trabalho se propõe a analisar de que forma os professores de espanhol das escolas públicas estaduais de Fortaleza, que ofertaram o espanhol em seu currículo no ano de 2009, estão atuando no ensino desse idioma. Dessa forma, em nossa investigação nos interessou verificar se os professores usam, e se os usam como o fazem, documentos de referência como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, para a análise e elaboração dos currículos e materiais didáticos a serem trabalhados em suas salas de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_caamiranda.pdf | 65,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.