Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Cícero Anastácio Araújo de-
dc.date.accessioned2017-09-18T10:41:35Z-
dc.date.available2017-09-18T10:41:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationARAUJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; Coan, Márluce; Pontes, Valdecy de Oliveira. A abordagem da categoria modalidade em livros didáticos de espanhol e de francês língua estrangeira: uma análise comparatista. Calidoscópio (Online), v. 14,n. 3, p. 390-401, set/dez, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1519-8782-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25803-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCaderno do CNLFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjectCurrículos e material didáticos no ensino do espanholpt_BR
dc.titleAs práticas de avaliação e composição de currículo e materiais didáticos no ensino de espanhol no nível médio da rede pública - em busca de práticas de letramentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ano de 2010 aparece como o prazo final para o cumprimento da lei 11.161 que prevê a oferta obrigatória do espanhol, no nível médio, nas escolas públicas do Brasil. Essa obrigatoriedade do ensino de espanhol levanta diversas questões. Entre elas está o número de professores capacitados para o ensino da língua, entendendo por capacitados aqueles que cursaram graduação de nível superior em uma instituição de ensino autorizada para tanto; a estrutura oferecida pelas escolas brasileiras para o ensino de uma língua estrangeira e de que forma os professores que atuam nas escolas públicas de ensino médio estão desenvolvendo suas atividades. Nosso trabalho se propõe a analisar de que forma os professores de espanhol das escolas públicas estaduais de Fortaleza, que ofertaram o espanhol em seu currículo no ano de 2009, estão atuando no ensino desse idioma. Dessa forma, em nossa investigação nos interessou verificar se os professores usam, e se os usam como o fazem, documentos de referência como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, para a análise e elaboração dos currículos e materiais didáticos a serem trabalhados em suas salas de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_caamiranda.pdf65,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.