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dc.contributor.authorMacedo, Ana Cristina Pelosi Silva de-
dc.date.accessioned2017-09-14T17:50:40Z-
dc.date.available2017-09-14T17:50:40Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationMacedo, A. C. P. S. (2001)pt_BR
dc.identifier.issn1984-7726-
dc.identifier.issn0101-3335-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25694-
dc.descriptionMACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de. Escolhas categorizacionais em crianças de três a sete anos: o que revelam suas justificativas? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 36, n.3, p. 651-857, set. 2001.pt_BR
dc.description.abstractThis paper highlights a misconception implied by categorization research carried out with pre-schoolers and children in their first years of schooling as regards the alleged emphasis for slot-filler groupings by youngr children as opposed to the noted preference, by the older group, for formal vertical groupings of the type animal-dog. The evidence points to the fact that even pre-schoolers justify their categorization choices by highlighting similarly attributes shared by the items. We conclude, thereforse, that the two stages (i.e., contextual categorization vs. similarity categorization) of semantic development are not to be rigidly delimited.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherLetras de Hojept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgrupamentos slot-fillerspt_BR
dc.subjectEscolhas categorizacionaispt_BR
dc.subjectCategorização por contextopt_BR
dc.subjectCategorização por similaridadept_BR
dc.titleEscolhas categorizacionais em crianças de três a sete anos: o que revelam suas justificativas?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho explicita um equívoco implícito em pesquisas sobre categorizações feitas por crianças pré-escolares e nos primeiros anos de instrução relativo à suposta ênfase que as primeiras são a agrupamentos slot-fillers, em contrate com a notada preferência que as mais velhas dão a agrupamentos formais do tipo vertical (ex.: animal-cachorro). A evidência aponta para o fato de que mesmo pré-escolares justificam suas escolhas categorizacionais por destacarem atributos de similaridade compartilhados entre os itens. Concluímos, portanto, que os dois momentos (i.e. categorização por contexto vs. categorização por similaridade) de desenvolvimento do sistema semântico não devem ser rigidamente delimitados.pt_BR
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