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Tipo: TCC
Título: Qualidade percebida pelos clientes: avaliação dos serviços em um restaurante da cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): Bezerra, Thaís Pires
Orientador: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palavras-chave: Qualidade em serviços;Gestão da qualidade;Restaurantes - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2016
Citação: BEZERRA, Thaís Pires. Qualidade percebida pelos clientes: avaliação dos serviços em um restaurante da cidade de Fortaleza-CE. 2016. 84 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: A participação do setor de serviços no PIB brasileiro é de aproximadamente 70%, já o mercado de alimentação fora do lar cresce significativamente em decorrência das mudanças de hábitos de consumo. A população gasta em média 30% do orçamento em refeições fora do lar. Juntamente ao crescimento do consumo, houve o crescimento da quantidade de estabelecimentos comerciais que trabalham com foodservice. A competitividade acirrada do setor de alimentação somada ao consumidor mais exigente suscitam uma necessidade relacionada à qualidade dos serviços prestados. É necessário entender como os clientes avaliam a qualidade dos serviços, a fim de gerenciar uma empresa que forneça experiências satisfatórias. O objetivo geral do estudo é analisar a qualidade da prestação de serviços oferecidos por um restaurante self-service localizado em Fortaleza-CE. No desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa conclusiva descritiva, realizada mediante estudo de caso único, no qual a avaliação dos serviços foi mensurada por intermédio de um questionário aplicado aos clientes do restaurante, com base na forma de avaliação do modelo SERVPERF, focando somente na análise dos serviços de fato prestados pelo restaurante DG, e nas cinco dimensões do SERVQUAL. Os resultados da análise dos dados, indicaram que os respondentes avaliaram a qualidade dos serviços oferecidas de modo positivo, consequentemente, os respondentes também se demonstraram bastante satisfeitos de forma geral. A dimensão melhor avaliada foi a “segurança”, enquanto a pior avaliada foi a “sensibilidade”. Em decorrência do estudo, os gestores do restaurante conseguiram compreender que entender a necessidade dos clientes é fundamental para oferecer serviços de boa qualidade e, consequentemente, gerar a satisfação dos clientes.
Abstract: The share of the services sector in the braziliar GDP is about 70%. The segmento f food “outside home” grows significantly due to the change in people´s consumer habits. The brazilian´s population spends, on average, 30% of the budget eating out of home. Along with the growth of consumption, there was growth in the number of comercial establishmentS working with foodservice. The intense competition in the food sector and the increasement and requirement of the consumer provoque needs related to the quality of the given services. Understanding how consumers evaluate the quality of services in order to manage a company that provides satisfactory experiences is crucial. The study´s overall goal is to examine the quality of the services by a restaurant located in Fortaleza-CE. In the study, a descriptive research was held through a single-subject experimental, in wich the evaluation of service quality was measured by means of a survey applied to the restaurant´s costumers on the basis of the formo f evaluation of SERVPERF model, focusing only on the services offered by DG restaurant and the five dimensions of SERVQUAL. The data analysis results indicated that respondentes evaluated the quality of services offered in a positive way, therefore, the respondentes also demonstrated to be, in general, considerable sattisfied. The best valued dimension was “security” and the worst evaluated was “sensivity”. As a result, the restaurant´s managers came to understand that the costumer needs are key to providing good quality service and, therefore, generate customer satisfaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25613
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