Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25605
Tipo: TCC
Título: Elementos do contexto em relações entre contratante e contratado na realização de serviços terceirizados
Autor(es): Moreira, Lucas Fontenele
Orientador: Araújo, Carlos Manta Pinto de
Palavras-chave: Marketing de serviços;Clientes - Contatos;Terceirização;Subcontratação
Data do documento: 2016
Citação: MOREIRA, Lucas Fontenele. Elementos do contexto em relações entre contratante e contratado na realização de serviços terceirizados. 2016. 53 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido através do método qualitativo e pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo geral fazer a verificação do CRM como ferramenta auxiliar para o sucesso de empresas que contratam e empresas que oferecem seus serviços de terceirização de mão de obra. Dentro do desenvolvimento teórico a pesquisa faz uma abordagem sobre o marketing de serviços, conceitos e exemplos desta ferramenta que tanto favorece a aproximação do cliente com o fornecedor conforme é descrito no decorrer da literatura abordada no corpo desta pesquisa. É realizada uma análise sobre o CRM no marketing de serviços, evidenciando até onde esse modelo de gestão de relacionamento com o cliente influência o sucesso da empresa e a satisfação do cliente. Ainda em seu corpo teórico a pesquisa faz uma abordagem sobre a definição de subcontratação, mostrando as vantagem e desvantagens em se fazer uso desse instrumento, que por vez, é muito utilizado pelas empresas da atualidade, que o obtém para a redução de custo e encargos, facilitando a melhoria de tempo para tratar somente do que diz respeito os negócios da organização empresarial. São mostrados também os aspectos legais da subcontratação e os tipos de terceirização podem ser feito to território brasileiro. Na finalização da parte literária são mostrados casos de sucesso e insucesso no uso da subcontratação.
Abstract: This work was developed through literature and qualitative method, with the overall objective to checking CRM as an auxiliary tool for the success of companies that hire and companies that offer their work force outsourcing services. Within the theoretical development research is an approach to the marketing of services, concepts and examples of this tool that both favors the approach of the customer with the supplier as described in the course of the literature discussed in the body of this research. An analysis of the CRM in marketing services is performed, showing how far the relationship management model with the client influence the company's success and customer satisfaction. Still in his theoretical body research is an approach to the definition of subcontracting, showing the advantages and disadvantages in making use of this instrument, which in turn is widely used by businesses today, that gets to reduce costs and charges facilitating the improvement of time to treat only of what concerns the business of business organization. It is also shown the legal aspects of subcontracting and the types of outsourcing can be done to Brazil. Upon completion of the literary are shown cases of success and failure in the use of subcontracting.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25605
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_lfmoreira.pdf591,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.