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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições para o aprendizado de metodologia da pesquisa científica
Título em inglês: Contributions to the learning methodology of scientific research
Autor(es): Oliveira, Luiz Roberto de
Sousa, Laiana Ferreira de
Ferreira, Maria Mirislene Vasconcelos
Palavras-chave: Educação em Saúde;Pesquisa
Data do documento: Ago-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: OLIVEIRA, L. R. ; SOUSA, L. F. ; FERREIRA, M. M. V. Contribuições para o aprendizado de metodologia da pesquisa científica. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 2-16, ago./dez. 2016.
Resumo: No Brasil, o ensino da Metodologia da Pesquisa Científica constitui uma das principais lacunas na maioria dos cursos de graduação na área da saúde. Dentre os diversos motivos que concorrem para tal realidade, um deles possivelmente é o entendimento de que nessa fase da formação dos futuros profissionais basta que lhes seja apresentado o que Freire-Maia denominou de “ciência já feita”, ou seja, bastaria que lhes fosse apresentado o conjunto de saberes considerados como válidos e inquestionáveis em determinada época. Isso contrasta com duas constatações: todos os profissionais de saúde são instados, desde o início de suas formações, a seguir condutas metodológicas, embora não saibam discorrer sobre isso; mesmo nas raras oportunidades em que se procede ao ensino da Metodologia da Pesquisa, o que se ministra são orientações para escrever Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), resultando em visão restrita do que seja Metodologia Científica. O objetivo desse artigo é elucidar a importância da inclusão do ensino de metodologia científica nos cursos de graduação na área da saúde, de modo transversal e em associação com ações visando à melhoria do letramento digital e informacional. Além disso, visamos constituir um marco de referencial inicial acerca do tema da Metodologia do Trabalho Científico, de modo a facilitar a pesquisa de alunos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação que não dispõem desse tipo de curso em suas grades curriculares. Desse modo, essa revisão foi realizada visando oferecer um ponto de apoio para dar início aos estudos sobre o assunto e ser, ao mesmo tempo, um exemplo de como realizar uma revisão de literatura. Metodologia: utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para constituir um panorama teórico do assunto em destaque, relacionando o contexto do ensino de metodologia com o uso ao ambiente virtual de aprendizagem. Tal combinação atenderia as exigências da Sociedade Digital, frente ao uso intensivo das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC), com destaque para a necessidade da formação ao longo da vida. As TDIC, do mesmo modo, conduzem às contingências da Sociedade da Informação, o que determina ser importante adquirir também competência digital, metacognição e autonomia. Resultados: Apresentamos parte de uma sequência de artigos que constituirão um curso de metodologia, configurando seu conteúdo teórico, e será complementado com outros materiais, empregando recursos de EaD online. O material ora apresentado expõe o problema, propõe soluções integradas e discute a tipologia do conhecimento. Considerações Finais: Dessa forma, mesmo os profissionais que não almejem dedicar-se no futuro a atividades de docência ou de pesquisa, podem ser beneficiados com o aprendizado de Metodologia da Pesquisa.
Abstract: In Brazil the teaching of the Methodology of Scientific Research is one of the main gaps in most of the undergraduate courses in the health area. Among the various reasons that contribute to this reality, one is possibly the understanding that at this stage of the training of future professionals it is enough to be presented with what Freire-Maia called "science already done", that is, it would be only suffice to present them the set of knowledges considered as valid and unquestionable at a given time. This contrasts with two findings: all health professionals are urged, from the beginning of their training, to follow methodological procedures, although they can not discuss about it; even in the rare opportunities in which the Research Methodology is taught, what is taught are guidelines for writing Course Completion Works (TCC), resulting in a restricted vision of what is Scientific Methodology. The authors, therefore, propose that the teaching of this theme be included in all undergraduate health courses, in a transversal way and in association with actions aimed at improving digital and informational literacy. Such a combination would meet the demands of the Digital Society, which goes toward the intensive use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), highlighting the need for lifelong training. The ICTs, likewise, lead to the contingencies of the Information Society, which determines that it is also important to acquire digital competence, metacognition and autonomy. Thus, even professionals who do not wish to dedicate themselves in the future to teaching or research activities can benefit from learning Research Methodology. In convergence with the acquisition of these other skills, this would allow them to re-signify practices and knowledge, enabling them to contribute to the production and validation of new knowledge. The work is part of a sequence of articles that will constitute a methodology course, configuring its theoretical content, and will be complemented with other materials, using online EAD resources. The material presented here exposes the problem, proposes integrated solutions and discusses the typology of knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25518
ISSN: 2525-9563
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