Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25356
Tipo: TCC
Título: Socialização profissional em mídias sociais: um estudo com blogueiras
Autor(es): Araújo, Rafaela de Almeida
Orientador: Lima, Tereza Cristina Batista de
Palavras-chave: Socialização profissional;Blogueiros;Mídia social;Internet e mulheres
Data do documento: 2016
Citação: ARAÚJO, Rafaela de Almeida. Socialização profissional em mídias sociais: um estudo com blogueiras. 2016. 77 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar como acontece a socialização profissional de blogueiras, visto que, no contexto atual, tem ocorrido um grande aumento dessas profissionais na área de mídias sociais, enquanto formadoras de opinião e influenciadoras de consumo. Deseja-se compreender como a socialização contribui para o processo de socialização de mulheres que atuam profissionalmente com blogs. Para tanto, foi utilizado o modelo de socialização profissional de Hughes (1958), no qual o autor destaca o reconhecimento os elementos da inserção no mercado de trabalho, do modelo de profissão construído durante a socialização do trabalho e os ajustes da profissão que ocorreu nas blogueiras para a construção da socialização profissional. Para o aprofundamento destes elementos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma entrevista semiestruturada, em que participaram 15 blogueiras de diversos estados do país que abordam os mais variados assuntos em seus blogs. Além do blog, as profissionais também utilizam outras mídias sociais para divulgar o seu trabalho como Instagram, Facebook, YouTube e o Snapchat. Foram analisadas as categorias descritas por Hughes como a passagem pelo espelho, a instalação da dualidade e o ajuste da concepção em si. Os resultados obtidos apontam que a inserção ocorreu a partir de interesses que surgiram em consequência do contato com blogs como leitora ou a partir da necessidade de escrever sobre assuntos do seu interesse. O modelo de profissão construído por meio de modelo idealizado de uma profissão fácil em oposição com um modelo real que exige muito trabalho para conquistar um público e conseguir parcerias. E por último, identificou-se o trabalho com blogs como um ofício que exige conhecimento técnicos e práticos para desenvolvimento de carreira das blogueiras.
Abstract: The present study aims to investigate how happens the female bloggers professional socialization, since, in the current context, there has been a large increase of these professionals in the area of social media, while opinion-forming and consumer influencers. This study wants to understand how the socialization contributes to the process of building the identity of these professionals. For this was utilized the professional socialization model Hughes (1958), in which the author highlights the recognition of elements to understand how happens the insertion in the labor market, the professional model built during the socialization of labor and the adjustments that these professionals have made on your identity after a career as a blogger. For the deepening of these elements, was made a qualitative research, with a semi-structured interview, attended by 15 female bloggers from different states of the country, that approach the most varied subjects that their blogs. Besides the blog, the professionals also use others social media to publicize their work like Instagram, Facebook, YouTube and Snapchat. The following categories were analyzed: passage through the mirror; installation of duality and adjustments of the conception in itself. The results obtained indicate that the insertion occurred from interests that came up as a result of contact with blogs as a reader or from the need to write on subjects of interest. The professional model built through idealized model of an easy profession in opposition with a real model that requires a lot of work to win an audience and get partnerships. And finally, identified the work with blogs as a craft that requires technical and practical knowledge for career development of bloggers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25356
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_raaraujo.PDF1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.