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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ticiana Linhares Coelho da-
dc.contributor.authorLima, Sávio de Castro-
dc.date.accessioned2017-08-29T18:35:33Z-
dc.date.available2017-08-29T18:35:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Savio de Castro. Provisionamento e processamento de consultas no Casandra em um ambiente de nuvem considerando um SLA. 2014. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25218-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectAcordo de nível de serviçopt_BR
dc.subjectClusterspt_BR
dc.titleProvisionamento e processamento de consultas no Cassandra em um ambiente de nuvem considerando um SLApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Computação em Nuvem é um paradigma promissor na oferta de serviços. A sua principal característica é a elasticidade, ou seja, a capacidade do sistema prover e remover recursos conforme a necessidade. Além disso, os ambientes de nuvem oferecem serviços baseados em um acordo de nível de serviço (Service Level Agreement - SLA). Esse trabalho explora a proposta de processamento de consultas em ambientes de nuvem utilizando como banco de dados o Cassandra. Cada consulta a ser processada está associada a um SLA e para que este seja atendido é proposta uma estratégia de provisionamento durante o processamento da consulta. Para a realização dos experimentos foram utilizadas duas máquinas virtuais da infraestrutura de nuvem da UFC Fortaleza. Foi utilizado um benchmark de dados YCSB, um cliente de testes da nuvem onde realiza diversas cargas de trabalho de gerar diversos tipos de volume de dados. Posteriormente a instalação do Cassandra em cada máquina virtual, para formar um cluster. Após foi preparado o ambiente com a criação do keyspace e família de colunas nas duas respectivas máquinas. O próximo passo foi a geração de cargas para preencher as tabelas do banco. A partir então foi possível realizar o processamento das consultas, calculando o SLA baseando-se no tempo de resposta uma consulta. Com um segundo cenário foi realizado o particionamento de cada consulta, de tal sorte que cada nova consulta possa ser realizada dentro do tempo estipulado pelo SLA.pt_BR
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