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dc.contributor.advisorSilva, Ticiana Linhares Coelho da-
dc.contributor.authorCarvalho Filho, José Adail-
dc.date.accessioned2017-08-28T18:50:06Z-
dc.date.available2017-08-28T18:50:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCARVALHO FILHO, José Adail. Mineração de textos: análise de sentimentos utilizando Tweets referentes à Copa do Mundo 2014. 2014. 44 f. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25162-
dc.description.abstractThe increase of the social networks in the last years allowed users to get connected and share information in real time, spreading it for thousands of others users in a short time. Also, the way that users interact has changed. The users of social networks usually post their opinions about big events, product releases, catastrophes, epidemics, among other happenings. To follow what they are talking on the social networks may be a differential for organizations who wants to elaborate better marketing strategies, to obtain feedback about some product or a certain event, among other possibilities. Although, this big amount of data still keeps growing, and analysis it in a non-automated way may be a non-trivial problem. In this context, this article shows how the Text Mining process was used to collect, to structure the text extracted from Twitter(tweets) and to create a text classification model that allowed to predict the Twitter social network user‟s opinion about the FIFA World Cup Brazil 2014. The user‟s posts called as tweets are categorized in this work as a sentiment: positive, negative, ambiguous or neutral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleMineração de textos: análise de sentimentos utilizando Tweets referentes à Copa do Mundo 2014pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO aumento das redes sociais nos últimos anos permitiu aos usuários se conectarem e compartilharem informações em tempo real, enviando-as a milhares de outros usuários em um curto espaço de tempo. Além disso, a maneira como os usuários interagem mudou. Os usuários de redes sociais costumam postar suas opiniões sobre os grandes eventos, lançamentos de produtos, catástrofes, epidemias, entre outros acontecimentos. Para acompanhar o que eles estão falando nas redes sociais pode ser um diferencial para as organizações que desejam elaborar melhores estratégias de marketing, obter feedback sobre algum produto ou determinado evento. No entanto, essa grande quantidade de dados ainda continua crescendo, e a análise desses dados de forma não automatizada pode ser um problema não trivial. Neste contexto, este trabalho mostra como o processo de mineração de textos foi usado para coletar, estruturar o texto extraído do Twitter e como criar um modelo de classificação de texto que permita mapear a opinião da rede social dos usuários do Twitter sobre Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. As postagens dos usuários, popularmente conhecido como tweets, são categorizadas neste trabalho como um sentimento: positivo, negativo, ambíguo ou neutro.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

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