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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25077
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Paiva, Antonio Cristian Saraiva | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Mário Fellipe Fernandes Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T12:35:44Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T12:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Mário Fellipe Fernandes Vieira. Cartografando em zonas de encruzilhada: por uma etnografia sinestésica do cinemão. 2017. 177f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25077 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sentidos e sensações | pt_BR |
dc.subject | Autopercepção na arte | pt_BR |
dc.subject | Somestesia | pt_BR |
dc.subject | Sexuality and The City | pt_BR |
dc.subject | Homoerotic Interactions | pt_BR |
dc.title | Cartografando em zonas de encruzilhada: por uma etnografia sinestésica do cinemão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa consiste em uma “etnografia sinestésica” que analisa e compreende interações homoeróticas a partir da capacidade agentiva dos sentidos sensórios e das sensações em um cine erótico pornográfico localizado no centro da cidade de Fortaleza. Por meio da observação in loco e de entrevistas realizadas com funcionários e frequentadores do local o cinemão mostrou-se um espaço frequentado por um público majoritariamente composto por homens brancos, jovens (entre 20 e 50 anos), de classes sociais variadas, que adotam um estilo predominantemente básico em suas maneiras de se vestir e que encenam performances masculinas consideradas discretas, onde a produção de um corpo que se enuncia a partir da discrição e da evidência de traços considerados masculinos e viris se configura em moeda de troca nas transações no cinemão. Compreendendo que o praticar o cinemão envolve uma multiplicidade de códigos de etiqueta e de construção da fachada dos agentes envolvidos, analisou-se essas interações homoeróticas a partir da capacidade agentiva dos sentidos sensórios e de sensações, como medo, tensão, tesão relatados pelos interlocutores e vivenciadas pelo pesquisador no que chamo de praticar o cinemão. Por fim, a realização de uma etnografia sinestésica do cinemão nos ajudou a compreender para além da agência dos sentidos e das sensações na organização de experiências sociais e na produção de espaços, os modos de tessitura de uma cidade que é feita a partir das astúcias e dos deslocamentos dos agentes, movimentando um circuito de produção de bens e serviços que negociam políticas de gestão do corpo, da aparência e do desejo imersas em um contexto de produção e circulação de dinheiro e emprego. | pt_BR |
dc.title.en | Cartography in zones of crossroads: by a synesthetic ethnography of the cinema | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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