Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25023
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da adaptação The Lizzie Bennet Diaries através da Transmídia e o seu complemento na Narrativa Seriada |
Autor(es): | Oliveira, Mikaela Brasil |
Orientador: | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena |
Palavras-chave: | Adaptação;Narrativa transmídia;Narrativa seriada;Orgulho e Preconceito;The Lizzie Bennet Diaries;Adaptation;Transmedia storytelling;Serial storytelling;Pride and prejudice;The Lizzie Bennet Diaries |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | Oliveira, M. B.; Lucas, R. J. L. (2014) |
Resumo: | Pretende-se, com este trabalho, analisar a adaptação do livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, para a websérie The Lizzie Bennet Diaries, através do uso da narrativa transmídia presente na produção e como esta colaborava para a construção da narrativa seriada. Para isso, é preciso entender a relação entre texto verbal e visual, assim como o o desenvolvimento da ideia da adaptação e das influências que os adaptadores trazem à nova versão. Será estudada também a importância da adaptação criar uma linguagem própria adequada ao meio em que será produzida, o que nem sempre coincide com a fidelidade ao texto original. A segunda parte da pesquisa é voltada para a Narrativa, subdividindo-se em narrativa seriada e narrativa transmídia, para que os elementos básicos narrativos sejam compreendidos e possam ser estudados em uma serialidade. Seguindo a nomenclatura da produção da série, este trabalho vai considerar o que foi feito em The Lizzie Bennet Diaries como transmídia para, no final, considerar sobre a viabilidade do termo.A narrativa transmídia ganha importância pelo diferencial que isso traz a The Lizzie Bennet Diaries e pela inovação que leva à serialidade. Por fim, cinco episódios vão ser analisados através dos critérios da relação com a adaptação, a transmídia e, inserido nesta, como a história é trabalhada em forma de seriado. |
Abstract: | It is intended, in this work, to analyze the adaptation of the novel Pride and Prejudice, by Jane Austen, to the webseries The Lizzie Bennet Diaries, through the use of transmedia storytelling present in the production and how it collaborates to the construction of the serial storytelling. For that, it must be understood the relation of visual and verbal text, such as the development of the adaptation´s idea and the influences brought by the adaptors to the new version. It will be studied the importance of adaptation to creates a new language proper to the medium to which will be produced, which not always will coincide to the fidelity to original text. The second part of the research is turned to the Storytelling, subdividing itself on serial storytelling and transmedia storytelling so the basic storytelling elements can be understood and studied on seriality. Following the nomination given by the series production, this work will consider what was made in The Lizzie Bennet Diaries as transmedia to, in the end, consider the viability of the term. The transmedia storytelling acquire importance by the differential that it brings to The Lizzie Bennet Diaries and by the innovation that it takes to the seriality. Finally, five episodes will be analyzed through the criterions of relation to the adaptation, the transmedia, and, inserted on this one, how the story is worked in a serial way |
Descrição: | OLIVEIRA, Mikaela Brasil. Análise da adaptação The Lizzie Bennet Diaries através da Transmídia e o seu complemento na Narrativa Seriada. 2014. 139f. TCC (graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25023 |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_mboliveira.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.