Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Freire Filho, Sérgio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T19:25:32Z | - |
dc.date.available | 2017-08-23T19:25:32Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE FILHO, Sérgio Fernandes; JUCÁ, Paulyne Matthews. Uso de jogos sérios para auxiliar na reabilitação motora de pacientes com espondilite anquilosante. 2015. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25020 | - |
dc.description.abstract | Despite improving the quality of life of patients, the process of physical therapy may be considered tedious and tiresome. Based on this, the serious games present a proposal to increase the commitment of motor rehabilitation for a better recovery of the patient, making the physical therapy a fun process. This paper proposes a serious game to assist in the treatment of patients with Ankylosing Spondylitis, trying to maintain this relationship of fun and commitment in order to get success during treatment. The device of movements recognition called Kinect simulates real environments, was used to develop the game in order to make the patients experience an even more real during their treatment. The evaluation of the game developed in this work was applied in real life patients. The results shows that using this type of game on treatments is well accepted by patients and health professionals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Medicina de reabilitação – inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Espondilite anquilosante | pt_BR |
dc.title | Uso de jogos sérios para auxiliar na reabilitação motora de pacientes com espondilite anquilosante | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apesar de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o processo de fisioterapia pode ser considerado tedioso e cansativo. Baseado nisso, os jogos sérios apresentam uma proposta de aumentar o comprometimento da reabilitação motora para uma melhor recuperação do paciente, tornando a fisioterapia um processo divertido. Este trabalho apresenta uma proposta de jogo sério para auxiliar no tratamento de pacientes com Espondilite Anquilosante, procurando manter essa relação de diversão e comprometimento a fim de obter o sucesso durante o tratamento. Para construir o jogo, foi utilizado o dispositivo de reconhecimento de movimentos Kinect, que simula ambientes reais, com o objetivo de tornar ainda mais real a experiência dos pacientes durante seus tratamentos. A avaliação do jogo desenvolvido no trabalho foi realizada em paciente real. Os resultados encontrados demonstram que o uso desse tipo de jogo em tratamentos tem boa aceitação por paciente e profissionais de saúde. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_sffreirefilho.pdf | 737,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.