Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25019
Tipo: TCC
Título: Alunos como stakeholders virtuais no ensino de engenharia de requisitos
Autor(es): Santos, Romário Farias dos
Orientador: Almendra, Camilo Camilo
Palavras-chave: Engenharia de requisitos;Software - Desenvolvimento;Educação - Aprendizagem
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS, Romário Farias dos. Alunos como stakeholders virtuais no ensino de engenharia de requisitos. 2015. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2015.
Resumo: Os processos de engenharia de requisitos compõem as fases iniciais de um projeto de software, em que as partes interessadas (stakeholders) são consultadas a fim de identificar suas necessidades e exigências para o software em questão. Por conseguinte, faz-se necessário a existência de um profissional capaz de fazer o levantamento dos requisitos e repassá-los para a equipe de desenvolvedores de forma a guiar o desenvolvimento do sistema. Entretanto, para adquirir tal competência é preciso experiência, que geralmente só é conseguida depois que o indivíduo ingressa no mercado de trabalho, já que grande parte das abordagens de ensino de engenharia de requisitos aplicadas nas graduações da área de tecnologia da informação possui foco na teoria deixando a desejar no que diz respeito às atividades práticas, conforme apresenta a literatura. Com isso, surge a proposta de ensino utilizando os próprios alunos como stakeholders virtuais, ou seja, simulando alguém que tem interesse real em um sistema computacional. Dessa forma, buscou-se proporcionar a prática dos processos de engenharia de requisitos, enfatizando o contato com as partes interessadas, em uma dinâmica realizada com os alunos da disciplina de Requisitos de Software do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá. O presente trabalho apresenta todo o processo de analise da literatura, elaboração, aplicação e avaliação da proposta de ensino.
Abstract: The requirements engineering processes compose the early stages of a software project, where the interested parts (stakeholders) are consulted in order to identify their needs and demands for the such software. Therefore, it is necessary the existence of a professional able to survey the requirements and pass them to the team of developers in order to guide the development of the system. However, to acquire such skills it takes experience, which usually is achieved only after the individual enters in the market, once most of the requirements engineering teaching approaches applied in graduation period of information technology has focused on theory it leaves much to be desired when it comes to practical activities, as presented in literature. There at comes the teaching proposal using the students themselves as virtual stakeholders, in other words, simulating someone who has real interest in a computer system. Thus, it sought to provide the practice of requirements engineering processes, emphasizing the contact with stakeholders in a dynamic held with students of the discipline Software Requirements from the Software Engineering course of Federal University of Ceará at Quixadá. The present work introduces the whole process of literature analysis, elaboration, application and the teaching proposal evaluation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_rfdossantos.pdf830,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.