Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24975
Tipo: TCC
Título: A inclusão de um aluno com transtorno mental na sala de aula comum: uma análise sobre a experiência de uma escola particular de Fortaleza
Autor(es): Silva, Larissa de Santiago
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Inclusão;Formação de Professores;Prática pedagógica
Data do documento: 2012
Citação: SILVA, Larissa de Santiago. A inclusão de um aluno com transtorno mental na sala de aula comum: uma análise sobre a experiência de uma escola particular de Fortaleza. 2012. 28f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a prática pedagógica em uma sala de aula que inclui um aluno com transtorno mental, verificando os aspectos que favorecem ou não a inclusão desse aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ocorrida em novembro de 2011 em uma escola regular da rede particular de ensino. A metodologia utilizada foi entrevista com a professora e estagiária e observações em uma sala de aula. Os dados mostraram que não se tem definido a função da estagiária, gerando assim uma confusão entre o papel dela e o da professora. Em relação as práticas pedagógicas da professora para incluir a criança com transtorno mental, revelou-se que a mesma não instiga a participação, a criticidade e o cognitivo. Com este estudo busco estimular a reflexão da professora sobre as suas práticas pedagógicas no aspecto da educação inclusiva. Concluiu-se, que as escolas devem realizar formações continuadas e apoio ao professor na prática em sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24975
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_lssilva.pdf563,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.