Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGorczevski, Deisimer-
dc.contributor.authorSaraiva, Raisa Christina Lima-
dc.date.accessioned2017-08-23T11:57:13Z-
dc.date.available2017-08-23T11:57:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, Maria de Fátima Farias de. Olhares suspensos: desenho partilhado com jovens skatistas e seus percursos errantes em Fortaleza. 2017. 130 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24967-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectInteração social e movimentopt_BR
dc.subjectSocialização pelo esportept_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectSkatept_BR
dc.titleOlhares suspensos: desenho partilhado com jovens skatistas e seus percursos errantes em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa caminha em primeira pessoa, a partir de reflexões com o desenhar disparadas por memórias de vida e o desenhar de forma compartilhada, exercício que desenvolvo mais recentemente. O convite para o desenho a dois possibilita o encontro com jovens skatistas em Fortaleza e a criação de uma série de mapas-retratos, inspirados em seus percursos errantes pela cidade. Esses mapas-retratos consistem em desenhos que acontecem em duas camadas que se sobrepõem: uma é o mapa de percursos do jovem sobre o skate, outra é o retrato desse jovem. Faço uma camada e a outra é feita por aquele que convido a desenhar comigo. No processo de produção dos desenhos e de escrita, reinvento a relação com a cidade à procura desses jovens e na companhia deles. Sou levada a pensar na intimidade com o desenho e nas porções do desenho que escapam; começo a refletir sobre o fazer cartográfico e o conversar (MATURANA, 1988) como possibilidades de operar na pesquisa em que desejo me envolver com o outro - aquele que não conheço e de quem quero me aproximar -, assim como sinalizo um interesse acerca dos usos do mapa que subvertem a geografia tradicional. Suspeitando que a errância (JACQUES, 2012) desses corpos juvenis em ação pela cidade configure outros modos de sentir e praticar o espaço urbano, reflito acerca do poder dos encontros que reverbera em alterações na linha, no gesto, na composição, no movimento e também no jogo de olhares, narrativas e silêncios que se instaura no contexto de nossas relações.pt_BR
dc.title.enRehearsal rehearsal on blindness to the cinema: re-significances of the imagespt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_rclsaraiva.pdf18,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.