Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendonça, Kamila Vieira de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Beatriz Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T17:41:23Z | - |
dc.date.available | 2017-08-22T17:41:23Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Beatriz Lima. Percepção ambiental: um estudo de caso no semi-árido cearense. 2016. 64 f. TCC (Graduação em Oceanografia) - Curso de Oceanografia, Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24933 | - |
dc.description.abstract | This research, based on the presuppositions of the Environmental Awareness and Oceanography, set as subject the study of Environmental Awareness of students and teachers at Municipal School José de Moura, situated in Maranguape, in the context of semiarid in the state of Ceará, as it holds the biodiversity conservation and natural resources at this region also valuable to the preservation of the marine and coastal environments. For theoreticalmethodological approach, starting with the comprehension that the study, from the Environmental Awareness, combined with Environmental Education, may provide a reframe on social values, citizenship and identity building. In order to achieve the objective proposed in this study, some references as Capra (1996), Marengo (2008; 2011), Freire (2000), among others, were used. With a qualitative and quantitative approach, this research was preceded by field study, with participant observation, and as instruments it was used: questionnaires, field notes, thematic interactions. Thus, this research consists of eight meetings with the classes from grade 6 to grade 9 of the Municipal School José de Moura, totaling 120 students and 9 teachers. Held still an activity with complementary research at the Marine Science Institute/LABOMAR (Federal University of Ceará) and at the Náutico beach (CE) with students that had never been to the sea. The analysis of the collected data was made with descriptive statistical methods because of the need to produce and interpret numeric data. It can be implied that the study of Environmental Awareness with the school community emphasizes a positive concern by the teachers to include the Environmental Education in teaching. It was observed a tendency to defragmentation of the environmental thematic in the classes at the Municipal School José de Moura, however the results show existing barriers to overcome concerning to interdisciplinarity needed for this practice to be effective. It was found also an essentially ecological comprehension by the children concerning to the environment and environment issues, demonstrating the existing challenges to the teachers, as the re-framing of values and ethical-moral behaviors which stimulates a more critical and social view about the environmental issues. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Percepção - Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Regiões áridas - Ensino | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental: um estudo de caso no semi-árido cearense | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa, ancorada nos pressupostos da Percepção Ambiental e da Oceanografia, delimita como objeto o estudo da Percepção Ambiental de estudantes e professores da Escola Municipal José de Moura, localizada em Cachoeira, distrito de Maranguape, no contexto do semiárido cearense, pois considera a conservação da biodiversidade e recursos naturais desta região de importante valia para a preservação também dos ambientes marinho e costeiro. Para o trato teórico-metodológico, partiu-se da compreensão de que o estudo, a partir da Percepção Ambiental, aliado à Educação Ambiental, pode proporcionar uma ressignificação de valores sociais, cidadania e construções identitárias. A fim de atingir o objetivo proposto neste estudo, dialogou-se com Capra (1996), Marengo (2008; 2011), Freire (2000), entre outros. De abordagem qualitativa e quantitativa, esta pesquisa foi prescindida por pesquisa de campo, com observação participante, e utilizou-se como instrumentos: questionário, notas de campo, interações temáticas. Desta forma, esta pesquisa compõe-se de oito encontros com as turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal José de Moura, totalizando 120 estudantes e nove educadores. Realizou-se ainda uma atividade de pesquisa complementar no Instituto de Ciências do Mar/LABOMAR (Universidade Federal do Ceará) e na Praia do Náutico em Fortaleza (CE) com estudantes que não conheciam o mar. A análise dos dados coletados utilizou-se dos métodos estatísticos descritivos devido à necessidade de gerar e interpretar dados numéricos. Pode-se inferir que o estudo da percepção ambiental da comunidade escolar salientou uma preocupação positiva por parte dos professores em incluir a Educação Ambiental no ensino. Foi observada uma tendência à desfragmentação da temática ambiental nas disciplinas na Escola Municipal José de Moura, no entanto os resultados demonstram ainda haver barreiras a serem vencidas quanto à interdisciplinaridade necessária para que esta prática seja efetiva. Verificou-se, ainda, percepção e compreensão mais ecológica por parte das crianças no que diz respeito ao Meio Ambiente e às problemáticas ambientais, o que demonstra os desafios existentes para os educadores, como esta ressignificação de valores e comportamentos éticos, morais, que estimule uma visão mais crítica e social sobre as questões ambientais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | OCEANOGRAFIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_blvieira.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.