Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24896
Tipo: TCC
Título: Uma ferramenta colaborativa para utilização de técnicas de criatividade no processo de elicitação de requisitos
Autor(es): Negreiros, Robson Cavalcante de
Orientador: Almendra, Camilo Camilo
Palavras-chave: Engenharia de Software;Engenharia de Requisitos;Criatividade;Sistemas Colaborativos
Data do documento: 2016
Citação: NEGREIROS, Robson Cavalcante de. Uma ferramenta colaborativa para utilização de técnicas de criatividade no processo de elicitação de requisitos. 2016. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2016.
Resumo: A pesquisa em Engenharia de Software (ES), especificamente na área de Engenharia de Requisitos (ER) com foco em criatividade, tem ganhado espaço pela distribuição do conhecimento em criatividade em várias outras disciplinas. Partindo do pressuposto de que ER é uma atividade em sua essência colaborativa e que permite a resolução criativa de problemas, este trabalho propõe a aplicação de um Modelo Cognitivo para Resolução Criativa de Problemas (CPS) na criação de um processo colaborativo, a fim de fomentar o desenvolvimento da ferramenta ORIGAMI. Este trabalho disserta sobre como aconteceu a análise de técnicas de criatividade para serem suportadas pela ferramenta, define um processo colaborativo para trabalhar a colaboração e resolução criativa de problemas no momento da elicitação de requisitos, e relata o desenvolvimento da ferramenta oRIGAmI para dar suporte a técnica criativa Brainstorming. Para a avaliação da ferramenta foi realizada a execução de cenários de uso e aplicação de Grupo Focal, para identificar o apoio na atividade de elicitação com foco nas funcionalidades disponíveis e potencial colaborativo. Os resultados obtidos na conclusão deste trabalho se deram com a identificação de técnicas de criatividade para o desenvolvimento em um sistema colaborativo, uma alternativa para trabalhar o CPS em um ambiente virtual colaborativo e os benefícios de uma ferramenta colaborativa de criatividade no processo de elicitação de requisitos mesmo quando os participantes estão geograficamente distribuídos.
Abstract: The research in Software Engineering (SE) and specifically in the area of Requirements Engineering (RE) focused on creativity has gained space because of the distribution of knowledge in Creativity in several other disciplines. Assuming that ER is an activity that is Collaborative in its essence and that allows the Creative Resolution of Problems, this work proposes the application of a Cognitive Models for Creative Problem Solving (CPS) in the creation of a collaborative process, in order to promote the development of the a tool called ORIGAMI. This work will discuss how the analysis of creativity techniques is supported by the tool, defines a collaborative process to work on creative problem solving and collaboration at the time of requirements elicitation and reports the development of the oRIGAmI tool to support the Brainstorming creative technique. To evaluate the tool, the objective was to carry out scenarios of use and application of a Focus Group to identify the support in the activity of elicitation with a focus on the available functionalities and potential collaborative potential. The results obtained in the conclusion of this work was the identification of creativity techniques for development in a collaborative tool, to provide an alternative to work the CPS in a virtual collaborative environment and the benefits of a collaborative tool of creativity in the process of Requirements Elicitation when the participants are geographically distributed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24896
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_rcdenegreiros.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.