Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24891
Tipo: | TCC |
Título : | Uma proposta de metodologia de ensino de programação e raciocínio lógico computacional para a comunidade não acadêmica de computação |
Autor : | Nascimento, Leonardo Brendo Gomes |
Tutor: | Monteiro, Ingrid Teixeira |
Palabras clave : | Pensamento Computacional;Processo Ensino-Aprendizagem;Algoritmos |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | NASCIMENTO, Leonardo Brendo Gomes. Uma proposta de metodologia de ensino de programação e raciocínio lógico computacional para a comunidade não acadêmica de computação. 2016. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de programação é um dos principais problemas que está relacionado à evasão de alunos dos cursos de computação, pois nem todos conseguem acompanhar e entender programação sedimentada à primeira vista. É unânime nas instituições de ensino sobre a grande dificuldade em entender programação para novatos da área. Esta é uma das disciplinas em que os alunos mais reprovam em cursos de TI. Pensando nesse problema da computação, que é o ensino de programação, fazem-se necessárias novas maneiras de propagação do conhecimento e aprendizagem do conteúdo, como a proposta metodológica aqui apresentada. Essa proposta metodológica é baseada em níveis incrementais de conteúdo, em que o nível posterior é acrescido de um conhecimento do nível anterior, facilitando e dando uma base para prosseguir em seu entendimento de programação. A metodologia foi aplicada em uma escola de ensino fundamental, através de atividades práticas, questionários e entrevistas. Ao final, foi feito um levantamento dos principais problemas e sugestões de melhoria. Os resultados obtidos demonstraram que a proposta metodológica conseguiu fazer os alunos associarem e reutilizarem conhecimento de um nível anterior para o nível posterior. |
Abstract: | Teaching programming is one of the main problems related to computer science students drop out because not everyone can follow and understand programming at first view. It is unanimous the great difficulty in understanding programming for newcomers to the area. Also, this is one of the subjects that most disapprove students in IT undergraduate courses. Thinking about this problem, which is the programming education, new ways of spreading knowledge and learning content are necessary, thus a new methodological proposal is presented. This methodological proposal is based on incremental levels, wherein the higher level is increased by a knowledge of the previous level, facilitating and providing a basis for further programming in its understanding. The proposed methodology was applied in a middle school, through practical activities, surveys and interviews. At the end we made a list of the main problems and suggestions for improvement. The results showed that the proposed methodology could make students associate and reuse knowledge from a previous level to the subsequent level. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24891 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_lbgnascimento.pdf | 743,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.