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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Larissa Rogério | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco Jahannes dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T23:09:32Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T23:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Bezerra, L. R.; Rodrigues, F. J. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260167 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24847 | - |
dc.description | BEZERRA, Larissa Rogério; RODRIGUES, Francisco Jahannes dos Santos. Educação espírita: significação e inserção no cenário pedagógico brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1492-1507. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) | pt_BR |
dc.subject | Educação espírita | pt_BR |
dc.subject | Doutrina espírita | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia espírita | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Educação espírita: significação e inserção no cenário pedagógico brasileiro | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O contexto histórico que envolvia os séculos XVIII e XIX, na Europa, era de mudanças econômicas, culturais, políticas e sociais. Segundo Simões e Feital (2004), o continente se depara com três grandes revoluções que contribuíram decisivamente para o surgimento de uma nova forma de organização social: o Iluminismo, que contribuiu para uma expansão da visão de responsabilidade centralizada no homem, avessa ao absolutismo político, ao dogmatismo religioso e ao imobilismo social; a Revolução Industrial, que trouxe o desenvolvimento técnico-científico, a produção capitalista e o aprofundamento das metodologias e técnicas de pesquisa; e a Revolução Francesa, que levou à concretização na sociedade dos ideais burgueses, anticlericais e humanistas. Esse afastamento da instituição clerical da Igreja Católica colaborou para que novas formas de pensar o religioso possibilitassem o surgimento de novas propostas religiosas. Nesse panorama, viveu na França o educador Hippolyte Léon Denizard Rivail. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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