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dc.contributor.authorBindá, Thirza Maria Bezerra-
dc.contributor.authorFrota, Alexandre Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-08-18T22:54:16Z-
dc.date.available2017-08-18T22:54:16Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBindá, T. M. B.; Frota, A. G. (2012)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24846-
dc.descriptionBINDÁ, Thirza Maria Bezerra; FROTA, Alexandre Gonçalves. A espiritualidade franciscana: sua contribuição para a educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1475-1491.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectEspiritualidade franciscanapt_BR
dc.subjectMisericórdia e compaixãopt_BR
dc.subjectFraternidade universalpt_BR
dc.subjectVida franciscanapt_BR
dc.titleA espiritualidade franciscana: sua contribuição para a educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa atualidade fazemos parte de uma sociedade que cada vez mais estabelece como prioridade o aspecto material da existência humana. A maior parte das pessoas vivem sob as diretrizes do consumoexacerbado, focando em menor grau, a espiritualidade que é inerente á natureza humana. Mesmo com todo progresso científico, tecnológico, genético, econômico, político e social nos quais estamos inseridos e que tanta sedução despertam, existem pessoas que não valorizam as vozes sedutoras das vantagens materiais, mas buscam viver e conviver com sentimentos que representam a expressão da relação existente entre o sagrado e o humano. O paradigma atual baseado no pensamento complexo1 e na visão de teia permite uma ruptura com postura dogmática e possibilita que os processos de formação e educação sejam encarnados por uma espiritualidade kenótica, ou seja, despojada. Sob este ponto de vista o mundo passa a ser um labirinto, uma colmeia, uma rede, segundo Fritjof Capra (2002, p. 72): [...]pt_BR
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