Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nobre, Eliacy dos Santos Saboya | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-18T22:36:26Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18T22:36:26Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Nobre, E. S. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788581260167 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24843 | - |
dc.description | NOBRE, Eliacy dos Santos Saboya. Trabalho infantil e educação: o que dizem os livros didáticos? In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1342-1359. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil e educação | pt_BR |
dc.subject | Estatuto da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho do adolescente | pt_BR |
dc.title | Trabalho infantil e educação: o que dizem os livros didáticos? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem o objetivo de analisar como a relação entre trabalho infantil e educação está sendo apresentada via livro didático da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em nossa pesquisa de mestrado, analisamos todos os livros didáticos da EJA, 1º segmento1, que haviam sido utilizados pelas escolas da rede pública municipal de Fortaleza, no período de 2000 a 2009, o que contabilizou um total de cinco coleções, mais especificamente, dezenove exemplares. Na referida pesquisa, identificamos e sistematizamos como a relação entre trabalho e educação está sendo difundida nos livros didáticos da EJA, fazendo uma análise marxista desta. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental e dividimos a nossa análise em seis grandes subtemas: (i) a educação como um direito negado; (ii) a educação e o trabalho infantil; (iii) a educação escolar em primeiro lugar; (iv) a dificuldade de relacionar trabalho e estudo; (v) a pouca (ou nenhuma) escolarização frentete artigo, focalizaremos o subtema intitulado: A educação e o trabalho infantil . [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_edosssnobre1.pdf | 275,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.