Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNobre, Eliacy dos Santos Saboya-
dc.date.accessioned2017-08-18T22:36:26Z-
dc.date.available2017-08-18T22:36:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNobre, E. S. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24843-
dc.descriptionNOBRE, Eliacy dos Santos Saboya. Trabalho infantil e educação: o que dizem os livros didáticos? In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1342-1359.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTrabalho infantil e educaçãopt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectTrabalho do adolescentept_BR
dc.titleTrabalho infantil e educação: o que dizem os livros didáticos?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem o objetivo de analisar como a relação entre trabalho infantil e educação está sendo apresentada via livro didático da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em nossa pesquisa de mestrado, analisamos todos os livros didáticos da EJA, 1º segmento1, que haviam sido utilizados pelas escolas da rede pública municipal de Fortaleza, no período de 2000 a 2009, o que contabilizou um total de cinco coleções, mais especificamente, dezenove exemplares. Na referida pesquisa, identificamos e sistematizamos como a relação entre trabalho e educação está sendo difundida nos livros didáticos da EJA, fazendo uma análise marxista desta. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental e dividimos a nossa análise em seis grandes subtemas: (i) a educação como um direito negado; (ii) a educação e o trabalho infantil; (iii) a educação escolar em primeiro lugar; (iv) a dificuldade de relacionar trabalho e estudo; (v) a pouca (ou nenhuma) escolarização frentete artigo, focalizaremos o subtema intitulado: A educação e o trabalho infantil . [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_edosssnobre1.pdf275,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.