Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24842
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Educação e cidadania no livro didático da EJA |
Autor : | Nobre, Eliacy dos Santos Saboya |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos;Educação e cidadania;Sistema educacional;Livro didático |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | XI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME) |
Citación : | Nobre, E. S. S. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo ora apresentado tem como fonte de investigação o livro didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA- 1º segmento1). Tal pesquisa, realizada no nosso mestrado em Educação, teve como objeto de estudo a relação entre ideologia e educação, no contexto da sociedade capitalista. Observamos que alguns textos presentes nos livros utilizados nas salas de aula de jovens e adultos negavam as condições e os interesses históricos dos trabalhadores, ocultavam a realidade das relações capitalistas de trabalho, dissimulavam os interesses antagônicos entre capital e trabalho etc. Diante disso, começamos a nos questionar se estes materiais didáticos seriam fortes instrumentos de disseminação da ideologia dominante entre as classes trabalhadoras. [...] |
Descripción : | NOBRE, Eliacy dos Santos Saboya. Educação e cidadania no livro didático da EJA. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1284-1299. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24842 |
ISBN : | 9788581260167 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_edosssnobre.pdf | 252,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.