Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24791
Tipo: TCC
Título: Auxiliando o desempenho de alunos com tendência a evasão na educação a distância utilizando técnicas de mineração de dados e sistemas multiagentes
Autor(es): Lira, Kaynan Coelho
Orientador: Oliveira, Marcos Antônio de
Palavras-chave: Mineração de Dados;Ensino à Distância;Sistemas Multiagentes;Evasão escolar;Agentes inteligentes (Software)
Data do documento: 2016
Citação: LIRA, Kaynan Coelho. Auxiliando o desempenho de alunos com tendência a evasão na educação a distância utilizando técnicas de mineração de dados e sistemas multiagentes. 2016. TCC (graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
Resumo: A Educac¸ ˜ao a Distˆancia (EAD) ´e uma modalidade de ensino que tem como principal ferramenta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde professores, alunos e tutores podem interagir de forma direta ou indireta. Um problema comum na EAD ´e a elevada quantidade de alunos que acabam desistindo das aulas, por´em ´e preciso acompanhar esses alunos periodicamente para alterar esse cen´ario, levando-os para o ˆexito em seus estudos. Com o grande aumento na quantidade de informac¸ ˜oes geradas pelos alunos interagindo nos AVA’s, surgiu a oportunidade de utilizar Minerac¸ ˜ao de Dados para descobrir padr˜oes nos comportamentos dos alunos, podendo identificar precocemente alunos que tendem a ter um bom ou mau desempenho. Esse trabalho descreve o desenvolvimento de um modulo para um Sistema Multiagente (SMA) desenvolvido pelo Grupo de Estudo em Engenharia de Software e Sistemas Multiagente (GESMA), tendo como finalidade acompanhar o comportamento dos alunos e identificar precocemente quando eles podem tender a evas˜ao, acionando os demais agentes que comp˜oem o sistema para auxiliarem o aluno em seu ˆexito escolar.
Abstract: The distance education is a form of education that has as main tool the Virtual Learning Environment (VLE), where teachers, students and tutors can interact directly or indirectly. A common problem in EAD is the large amount of students who end up quitting school. However it is necessary to follow those students periodically to change this scenario and leading them to success in their studies. With the great increase in the amount of information generated by students interacting in VLE’s, data mining comes as an opportunity to discover patterns on the behaviors of students, and with to be able to identify early students who tend to have a good or bad academic performance. This paper describes the development of a Multi-agent system module (MAS) developed by the Study Group in Software Engineering and Multi-agent Systems (GESMA) with the purpose to monitor the behavior of the students and identify as soon as possible when they tend to escape, engaging the other agents in the system to aid the student in their school success.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24791
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_kclira.pdf913,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.