Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBraga, Antonio Rafael-
dc.contributor.authorMaia, Régis Matheus Silveira-
dc.date.accessioned2017-08-17T20:46:32Z-
dc.date.available2017-08-17T20:46:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMAIA, Régis Matheus Silveira. Ferramenta para criação de clusters virtuais para o ensino de programação paralela e distribuída. 2016. TCC (graduação em Tecnologia em Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24785-
dc.description.abstractIn colleges and universities, teaching the concepts of parallel and distributed computing information technology students (IT) has become an increasingly important issue. To practice these concepts need an environment where those conducting the trial in real execution environment, which in the case of parallel and distributed computing is not always facial access. In this sense, this work aims to create a tool for parallel programming teaching and distributed in colleges and universities, so that students can practice the concepts learned in the classroom in a virtual and similar to the real environment where the student can create your own virtual cluster, to practice the concepts. To validate the developed tool was created a case study where a performance analysis was done, where we analyzed the time of creation of virtual clusters in developed tool.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVirtualizaçãopt_BR
dc.subjectComputação de alto desempenhopt_BR
dc.subjectCluster (Sistema de computador)pt_BR
dc.titleFerramenta para criação de clusters virtuais para o ensino de programação paralela e distribuídapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorRego, Paulo Antonio Leal-
dc.description.abstract-ptbrEm faculdades e universidades, o ensino dos conceitos de computação paralela e distribuída a estudantes de tecnologia da informação (TI) tem-se tornado um assunto cada vez mais importante. Para prática desses conceitos é necessário um ambiente que propicie essas a realização da experimentação em ambiente real de execução, que no caso da computação paralela e distribuída nem sempre e de facial acesso. Nesse sentido, este trabalho visa criar uma ferramenta para o ensino de programação paralela e distribuída em faculdades e universidades, para que os alunos possam praticar os conceitos aprendidos dentro da sala de aula, em um ambiente virtual e semelhante ao real, onde o aluno poderá criar seu próprio cluster virtual, para a prática dos conceitos. Para validar a ferramenta desenvolvida foi criado um estudo de caso, onde foi feita uma análise de desempenho, onde analisamos o tempo de criação de clusters virtuais na ferramenta desenvolvida.pt_BR
Aparece nas coleções:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_rmsmaia.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.