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Tipo: TCC
Título: VoipBox - Uma solução de gerenciamento VoIP para a Universidade Federal do Ceará campus Quixadá
Autor(es): Nobre, Pedro Sávio de Oliveira
Orientador: Maia, Márcio Espíndola
Coorientador: Bonfim, Michel Sales
Palavras-chave: Telefonia pela Internet;Serviços da Web;Software de aplicação
Data do documento: 2016
Citação: NOBRE, Pedro Sávio de Oliveira. VoipBox - Uma solução de gerenciamento VoIP para a Universidade Federal do Ceará campus Quixadá. 2016.. TCC (graduação em Tecnologia em Redes de Computadores) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, 2016.
Resumo: A fim de facilitar a comunicação através de uma infraestrutura de baixo custo, a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) substitui a analógica RPTC (Rede Pública de Telefonia Comutada) através da transmissão de dados de voz digitalmente usando IP (Internet Protocol). A Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá utiliza esta tecnologia para comunicação com destinos externos, mas eles estão preocupados com a dificuldade no controle desta tecnologia, tais como, gerenciamento de chamadas e ramais. Este trabalho mostra o desenvolvimento de um sistema de monitoramento e controle para o serviço VoIP, fornecendo funcionalidades específicas e personalizadas para os membros da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI). Este trabalho realizou uma avaliação do sistema, com o objetivo de determinar se esta ferramenta atende às necessidades dos usuários CTI satisfatoriamente. No final da avaliação, a solução apresentou resultados positivos, e permitirá a implantação operacional deste sistema de monitoramento e controle do serviço de voz sobre IP na Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá.
Abstract: In order to facilitate communication through a low-cost infrastructure, VoIP (Voice over Internet Protocol) technology replaces analog PSTN (Public Switched Telephone Network) by transmitting voice data digitally using IP (Internet Protocol). The Federal University of Ceará - Quixadá Campus has enabled this technology for communication with external destinations, but they are concerned with monitoring of the VoIP system utilization, such as difficulty to manage calls and extensions. The work presented in this report shows the development of a monitoring and control system for the VoIP service, by providing specific and customized features to the members of the Coordination of Information Technology (CTI) team. This work carried out a study and evaluation of the system, with the goal of determining if such a tool meets the needs of CTI users satisfactorily. At the end of the evaluation, the solution presented positive results, and will enable operational deployment of this system for monitoring and control of voice over IP service on Federal University of Ceará - Quixadá Campus.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24783
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