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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24775
Tipo: | TCC |
Título: | Método de ensino-aprendizagem gamificado: aplicando mapas conceituais e alinhamento construtivo |
Autor(es): | Ramos, Kayro Ravel Costa |
Orientador: | Freitas, Lucas Ismaily Bezerra |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem;Gamificação;Mapas conceituais (Educação) |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | RAMOS, Kayro Ravel Costa. Método de ensino-aprendizagem gamificado : aplicando mapas conceituais e alinhamento construtivo. 2017. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2017. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo de sistema para auxiliar o planejamento e execução da disciplina de Fundamentos de Programação na Universidade Federal do Ceará em Quixadá. O modelo proposto emprega um método de ensino aprendizado gamificado utilizando mapas conceituais e alinhamento construtivo, com a finalidade de proporcionar uma coerência entre atividades didáticas e a avaliação de aprendizagem. Através da ementa da disciplina foi criado um mapa conceitual dos conteúdos para servir tanto de elemento visual no ambiente gamificado, como para ajudar a selecionar os componentes responsáveis por definir as restrições do jogo. Os componentes foram utilizados por intermédio de técnicas de gamificação objetivando desenvolver um ambiente agradável e estimulante ao aluno. Foram utilizados os seguintes componentes: níveis, pontuação, rankings, regras, feedbacks e medalhas. Por usa vez, o alinhamento construtivo foi aplicado na definição dos resultados pretendidos de aprendizagem, nas atividades de ensino aprendizagem e nas tarefas de avaliação. |
Abstract: | This work aimed to develop a system model to assist in the planning and execution of the Programming Fundamentals course at the Federal University of Ceará in Quixadá. The proposed model employs a method of teaching learning using conceptual maps and constructive alignment, in order to provide a coherence between didactic activities and the evaluation of learning. Through the discipline's menu a conceptual map of the contents was created to serve as a visual element in the gamified environment, as well as to help select the components responsible for defining the game restrictions. The components were used by means of gamification techniques aiming to develop a pleasant and stimulating environment for the student. The following components were used: levels, scores, rankings, rules, feedbacks and medals. For once, constructive alignment was applied in the definition of intended learning outcomes, in teaching learning activities, and in assessment tasks. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24775 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
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